III Encontro Internacional de Inovação na Educação: Educação fora da caixa

O Encontro Internacional de Inovação na Educação – Educação Fora da Caixa busca, desde 2015, discutir tendências e mudanças necessárias à educação do futuro. O evento promove a troca de experiências entre educadores, pesquisadores, gestores e empreendedores em educação reconhecidos nacional e internacionalmente. A rede fortalecida, em cada edição do evento, vem ativar o ecossistema de inovação de forma a conectar diferentes atores em prol das práticas inovadoras para o ensino-aprendizado dos diferentes públicos.

Em 2019, o Edu Fora da Caixa, organizado e promovido por pesquisadores do grupo VIA – Estação conhecimento e do grupo LabMídia, do Departamento de Engenharia do Conhecimento e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, chega à sua 3ª edição, em uma parceria com o SEBRAE, que realiza conjuntamente a 3ª edição do Seminário ConheCer. Os eventos compõem a programação da Semana da inovação e do empreendedorismo na educação, de 07 a 12 de outubro de 2019, na cidade de Florianópolis – Santa Catarina.

Para maiores informações sobre a programação da Semana e dos eventos, acesse o site http://via.ufsc.br/educacao-fora-da-caixa/

Comitê organizador:

Clarissa Stefani Teixeira – Universidade Federal de Santa Catarina

Cristiane Dall’ Cortivo Lebler – Universidade Federal de Santa Catarina

Ida Luciana Martins Noriler – SEBRAE Santa Catarina

José Eduardo de Lucca – Universidade Federal de Santa Catarina

Juliana Grigoli – SEBRAE Santa Catarina

Luciana Matos Santos Lina – SEBRAE Santa Catarina

Márcio Vieira de Souza – Universidade Federal de Santa Catarina

Mariana Marrara Vitarelli – SEBRAE Santa Catarina

Rayse Kiane – Universidade Federal de Santa Catarina

Rita de Cassia Clark Teodoroski – Centro Universitário Estácio de Santa Catarina

Evento: Missão Acadêmico Empresarial à Nova Zelândia da ASL

Ocorrerá no dia 13 de Agosto, às 19h, o evento oficial de lançamento da Missão Acadêmico Empresarial  à Nova Zelândia junto  a sede da Associação Software Livre.Org, apoiadora oficial da missão, a qual tem opções partindo Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo – Guarulhos, Rio de Janeiro – Galeão e Brasília com destino a Auckland, Nova Zelândia.

A missão terá foco em inovação e será realizada entre os dias 11 a 20 de Outubro de 2019.

As inscrições para o evento de lançamento são gratuitas. 

lançamento será realizado no na sala 101 – Auditório Bill Hewlett – David Packard P.97A, do Tecnopuc, Av. Ipiranga 6681, Bairro Partenon, Porto Alegre-RS.

A Missão é chancelada oficialmente pela Embaixada Brasileira na Nova Zelândia e pela Massey University, a melhor escola de negócios da Nova Zelândia, e uma das melhores do mundo. A Missão também é apoiada pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul.

O objetivo da Missão é explorar o ecossistema de inovação e startups, empreendedorismo, desenvolvimento de relacionamento com entidades empresariais e acadêmicas, envolvendo ainda palestras sobre gestão pública do governo da Nova Zelândia, bem como comércio e cultura local.

As inscrições podem ser realizadas aqui  ou pelo endereço: abre.ai/missaonz 

Evento: I Conferência Internacional de Pesquisa em Educação

Estão abertas inscrições para a I Conferência Internacional de Pesquisa em Educação – “Educação 2019: desafios, tendências e compromissos” (IRED’19) acontecerá em Barcelona, Espanha em novembro pretende analisar o futuro imediato da Educação na linha iniciada pelo relatório do Instituto de Pesquisa em Educação (IRE), da Universitat de Barcelona, publicado em 2018.

Um dos destaques da programação estão Henry Giroux e Boaventura de Sousa Santos que farão conferências para o grande público.

No site do evento é possível realizar a inscrição e ainda fazer download gratuito do livro: “Educação 2018-2020. Desafios, tendências e compromissos”.

Os conteúdos da discussão e apresentação de reflexões do evento se organizam em torno destes três eixos:

  • Desafios que se apresentam ao sistema Educativo durante os próximos anos.
  • Tendências às quais se orientam as atuais políticas institucionais.
  • Compromissos a serem alcançados nos próximos anos.

Para se inscrever é só acessar este link.

VII Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita abre inscrições para submissão de trabalhos

Postagem original aqui.

As inscrições do VII Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita para submissão de trabalhos estão abertas e vão até o dia 7 de junho. Já as inscrições para ouvintes serão abertas no dia 2 de junho. O evento ocorrerá neste ano nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto, na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. 

O VII Colóquio tem como tema “Leitura e Escrita como Prática Social”. Esta edição focaliza a natureza social das práticas de leitura e escrita, em contextos diversos, e propõe analisar as dimensões políticas, econômicas e identitárias dos conceitos de letramento; realizar uma avaliação das contribuições advindas de diferentes campos do conhecimento como história, sociologia, linguística, sociolinguística, antropologia e psicologia; e projetar implicações para o ensino, pesquisa e desenvolvimento de políticas públicas educacionais.

Segundo a organização do evento, “a relevância dessa reflexão impõe-se pela necessidade de examinar, no contexto atual, práticas e significados dos letramentos produzidos em grupos sociais diversificados e em espaços institucionais variados.”

Os eixos temáticos para submissão de trabalhos são: Leitura e Escrita como Prática Social; Letramentos, identidades e minorias sociais; Leitura e Escrita em novos contextos comunicacionais; Múltiplos letramentos e multimodalidade; Letramentos acadêmicos, diversidade e inclusão; Letramentos, políticas públicas e ações sociais; e Práticas de letramento e internacionalização da universidade.

As datas das etapas do evento são:

Período de submissão de trabalhosde 13 de maio a 07 de junho
Divulgação do resultado dos trabalhos aceitos para apresentaçãoa partir de 20 de junho
Inscrições com apresentação de trabalhosde 24 a 30 junho
Inscrições no Evento (ouvintes)de 02 de junho a 29 de julho

Professores confirmados

Alguns dos convidados confirmados são Ana Lúcia Silva Souza (Universidade Federal da Bahia), David Bloome (Ohio State University), Laurie Katz (Ohio State University), Melissa Wilson (Ohio State University), Stephanie Power-Carter (Indiana University Bloomington) e Uta Pappen (Lancaster University).

Site do evento

Para mais informações, acesse o site oficial do evento: http://posgrad.fae.ufmg.br/coloquioletramento/

Anais VI Colóquio

Confira os anais do VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, que ocorreu em 2017, clicando aqui.

Eventos (mês de maio): Instituto Confúcio da UPE

Cartaz do evento promovido pelo Instituto Confúcio

Descrição: 

“O Coral e a Orquestra do Instituto Confúcio da UPE vão levá-lo para uma jornada musical. De acordo com as descobertas arqueológicas atuais, a música folclórica chinesa data de 7.000 anos atrás. Não só na forma, mas também na concepção artística, a China tem sido o lar de uma cultura colorida de música folclórica.”

Cartaz de divulgação do evento

Descrição: 

“Na China, beber chá é tido como um evento social. A cerimônia do chá envolve a preparação ritual e a apresentação artística do chá. Esta palestra apresentará a cultura e arte do chá chinês, e na parte de prática, você pode provar vários tipos de chá, e a Professora Hu ensinará a você como preparar uma xícara de chá de forma estética chinesa.”

Cartaz de divulgação do evento

Descrição:

“As artes marciais chinesas, muitas vezes nomeadas kung fu ou wushu, São vários estilos de luta que se desenvolveram ao longo dos séculos na China. Esses estilos de luta são geralmente classificados de acordo com “famílias” (家; jiā), “seitas” (派; pài) ou “escolas” (门; mén) de artes marciais. Esta palestra apresentará a história, teoria, escolas e espíritos essenciais do kung fu, juntamente com a palestra da professora Li Jiayang, haverá um show de kung fu inesquecível. O público também terá uma boa chance de participar dos ensinamentos e práticas básicos de kung fu.”

Cartaz de Divulgação do evento

Descrição:

“Roupas chinesas foram moldadas através de suas tradições dinásticas, bem como influências estrangeiras. Roupas chinesas exibem as sensibilidades tradicionais da moda das tradições culturais chinesas e formam uma das principais facetas culturais da civilização chinesa. Esta palestra mostrará a evolução dos trajes tradicionais chineses e os elementos tradicionais na roupa chinesa contemporânea. Durante a palestra, a Professora Qu mostrará alguns trajes tradicionais.”

Cartaz de Divulgação do evento

Descrição:

“Oferecemos uma breve introdução dos métodos de apreciação da pintura chinesa, da cultura, da história e dos rudimentos da prática da pintura tradicional chinesa. A palestra nos mostrará a perspectiva estética dos chineses e, com as instruções do professor, os participantes também poderão criar pinturas impressionantes chinesas.”

Informações sobre o eventos:

E-mail: institutoconfucio@upe.br// Facebook: Instituto Confúcio da UPE// Website: www.confucioupe.com.br

FENADOCE 2018 – Registros diversos

Pela primeira vez participei da Fenadoce 2018 em Pelotas (RS) e vou registrar aqui minhas impressões sobre este evento e algumas fotos do evento.

A FENADOCE é um evento destinado à promoção dos doces tradicionais fabricados na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Além de uma grande mostra de doces finos, compotas, doces caseiros, geleias e conservas, de fabricação industrial e artesanal, o evento apresentou uma ampla programação cultural, com atividades de entretenimento para toda a família.

Primeiro, parabenizo a organização pela diversidade de atividades para fazer, locais para visitar, linda decoração, atrações artísticas e muitos doces maravilhosos. O cenário montado na entrada da feira fez brilhar meus olhos. 


 

Curso de Pós-Graduação A vez e a voz das crianças: A arte de escutar e conhecer narrativas, linguagens e culturas infantis

Síntese da proposta: Este curso propõe aprofundar em uma temática atual e prioritária – narrativas, linguagens e culturas infantis -, a partir de uma proposta integrada de saberes. Voltado para aqueles que têm profunda preocupação e compromisso com a vida das crianças contemporâneas, aponta possibilidades éticas e poéticas de escutar e conhecer crianças nos mais diversos contextos, a partir das suas próprias vozes, expressões artísticas, lúdico-criativas, poéticas, corporais e musicais. A antropóloga e educadora Adriana Friedmann tem uma longa trajetória no desenvolvimento de cursos e pesquisas na área da infância e vem propor, com esta pós-graduação, a formação de especialistas, caminhos de escuta, pesquisas e aprendizagens a partir das vozes e expressões infantis.

INSCRIÇÕES: de 8/5 a 22/6/2018.

​​ENTREVISTAS COM AS/OS INSCRITAS/OS: de 25 a 30/6/2018 (em horário e dia previamente acordado com a/o candidata/o).

MATRÍCULAS ON LINE:  de 2 a 5/7/2018.

INÍCIO DAS AULAS: 25 de agosto de 2018 (sábado).

Mais informações aqui.

Eventos: III Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva

Realização: Associação Brasileira de Psicologia Positiva (RS/BR)

Período: 26 a 29 de junho de 2018

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie – Rua da Consolação, 920 – São Paulo, SP/BR

Fone: (51) 3019.2444

Informações: atendimento@aconteceeventos.com.br

Vem aí o 3º Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil. Vitória da Conquista na Bahia nos espera.

O 3º Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil é um evento que agrega pesquisadores e professores em torno de pesquisas teóricas e práticas sobre a realização e produção de vídeo estudantil em escolas de Ensino Fundamental, Médio e EJA.

O Evento
O CBPVE deste ano será realizado no mês de setembro nos dias 25, 26, 27 e 28 no Instituto Federal da Bahia – IFBA – na cidade de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

 

Confira o edital aqui.