Dia da Liberdade de Software em Novo Hamburgo

O Dia da Liberdade de Software (Software Freedom Day) é um evento anual que ocorre simultaneamente em mais de duzentas cidades de diversas partes do mundo. A comemoração na cidade de Novo Hamburgo – RS, aconteceu ontem (28/09) no Campus II da Feevale e foi organizada pelo Grupo de Usuários Software Livre do Vale do Rio dos Sinos (Software Livre-VS).

Foto: Várias pessoas em mesas com computadores realizando a inscrição no evento.

Com duração de quatro horas, o evento contou com um total de 100 participantes, composto por usuários, estudantes, educadores, profissionais da T.I, desenvolvedores, entusiastas, ativistas, empresários e muitos outros, que participaram de oficinas, festa de assinaturas de chaves, OpenSpaces, distribuição de brindes e de CD’s, além dos diversos momentos de interação e socialização.

Foto: Participantes do evento em um momento de socialização.

As temáticas e os debates, circularam em torno de questões sobre vigilância na rede, privacidade, história do surgimento do movimento Software Livre, moedas eletrônicas descentralizadas, uso de Software Livre no Ensino Superior, Wikipédia na Educação, Produção Musical com Software Livre, WordPress, instalação de Software Livre e muitos outros.

Foto: Ouvintes da palestra sobre a construção de websites utilizando ferramentas CMS livres, como Joomla e WordPress.

Curiosamente, a data do evento em Novo Hamburgo (28 de setembro) coincidiu com a comemoração do aniversário dos 30 anos do Projeto GNU, lançado por Richard Stallman em 27 de setembro de 1984. (Veja o anúncio oficial aqui).

 Foto: Balão amarelo com o logotipo do evento e o texto Software Freedom Day

O Dia da Liberdade de Software é uma data especial para todos aqueles que lutam pela liberdade e por um mundo melhor e que desejam mostrar para as pessoas, que para além de questões técnicas e econômicas, existe no Software Livre uma filosofia de construção, colaboração e de compartilhamento de conhecimento. No DSL 2013 em Novo Hamburgo – RS, encontrei muitas pessoas dispostas a difundir e promover a mensagem de cooperação e solidariedade que o Software Livre traz consigo. E não há palavras que consigam descrever o quanto isso é gratificante!

Foto: Uma criança sentada em um sofá entre cachos de balões do evento.

As doações arrecadadas para a inscrição no evento, serão destinadas para a Casa de Acolhimento Anjo da Guarda, que acolhe crianças entre 0 e 12 anos e para a ONDAA – Organização pela Dignidade dos Animais Abandonados.

E um Feliz Dia da Liberdade Software!

 

Escrita colaborativa em rede com Cat Wiki

logo2

Conheçam a Cat Wiki!

Uma ferramenta de escrita colaborativa, uma alternativa livre, uma possibilidade viável e sustentável. Optar por tecnologias livres não é apenas uma questão técnica ou pedagógica, mas sobretudo ética. Também acreditamos que as pessoas não devem ser espionadas e não devem ser escravizadas em plataformas proprietárias.

Ética por acreditarmos que o conhecimento (seja ele de que área ou campo for) se constrói a partir de redes de colaboração e para que o conhecimento se construa ele precisa estar acessível e disponível não apenas para o uso e descarte (cadastrar em um site, usar e largar)  mas para a construção e renovação deste conhecimento.

O Cat Wiki foi desenvolvido a partir do projeto Doku Wiki, que por ser Software Livre nos possibilitou adaptá-lo e melhorá-lo buscando atender as nossas necessidades.

E não se esqueçam! Compartilhar é mais que clicar em um botão de rede social. É trocar, é construir juntos outras formas de comunicação, outros jeitos de se posicionar diante de um mundo tão veloz e outras possibilidades de produzir novos conhecimentos!

O link está disponível aqui.

E Miauuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

 

8° Solisc – Congresso Catarinense de Software Livre

8solisc

Histórico:

O Congresso Catarinense de Software Livre – SoLiSC, passou a ser assim denominado em 2005. Organizado originalmente pelo Projeto Software Livre SC e, a partir de 2009, pela Associação Solisc. Em 2009 o evento contou com a co-participação da Associação Cultural Alquimídia, GeNESS e INE (Laboratório de Inovação e Centro de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina) e com apoio da ASL.Org (Associação Software Livre.Org, ONG mantenedora do FISL, Fórum Internacional Software Livre).

Em 2010, o 5 Solisc, contou com o apoio do SENAC-TI e aconteceu nas dependência do SENAC, Prainha, em Florianópolis. Neste ano, foi inaugurada a versão Solisc.Gz, um evento menor e mais focado em palestras técnicas. A Associação Software Livre SC, decidiu que a versão do Solisc e do Solisc.Gz, serão realizadas em anos alternados.

O evento aconteceu 5 vezes em Santa Catarina, sendo duas em Joinville e três em Florianópolis. Nessas edições contou com um público de 900 pessoas em média e um feedback muito positivo da Comunidade de Software Livre (estudantes, usuários, desenvolvedores, profissionais, empresários, governo, simpatizantes ou apenas curiosos) através de mini-cursos, debates e palestras. O Solisc.Gz, teve 300 participantes.

Corre que ainda dá tempo! 

As inscrições para o 8º SoLiSC vão até o dia 18 de setembro as 10h00. Inscreva-se aqui!

Confira a programação: http://solisc.org.br/grade.htm

Local:  Faculdade Assesc – Rodovia SC-401, km 01, nº407 – Florianópolis – Santa Catarina, Brasil.

Managana, software (ainda mais) livre para publicação digital

managana

Em uma época em que o conteúdo digital é tão presente na vida das pessoas, ter a capacidade de expor as ideias em suporte eletrônico se torna essencial!

Existem várias iniciativas nesse sentido, desde simples serviços de blog a complexas ferramentas proprietárias que podem custar alguns milhares de dólares. No meio desse caminho, dentre várias opções, existe o Managana, ferramenta livre que nasceu da experiência de alguns anos do Ateliê Ciclope de arte digital. O software surgiu da necessidade de simplificar o processo de criação num cenário em que vários tipos de dispositivo, de celulares e tablets a computadores, se tornaram comuns e muito usados para o acesso a conteúdo. Ele é uma das respostas possíveis para a pergunta “qual forma simples tenho de me expressar no mundo digital?”.

A partir de um editor visual (do tipo WYSIWYG) é possível produzir vários tipos de conteúdos, de uma simples apresentação a complexos vídeos interativos, passando por livros e revistas digitais constantemente atualizadas. O Managana cuida dos meandros técnicos, simplificando o processo de publicação em navegadores e também na forma de aplicativos móveis e mesmo apresentações públicas.

Até a última versão, o software, mesmo livre (licença LGPL3), dependia do plugin Adobe Flash Player para a exibição de material em navegadores. Essa limitação impedia a chegada de alguns conteúdos a vários aparelhos, como telefones e tablets, que dependiam da criação e distribuição de apps móveis, processo que, mesmo feito pelo próprio Managana, não estava nos planos de alguns produtores.

A versão liberada em agosto de 2013 muda esse cenário adicionando uma versão HTML5 ao sistema de exibição. Agora o conteúdo criado no Managana pode ser visto em uma gama maior de aparelhos, mantendo os mesmos princípios de criação anteriores. Uma apresentação do potencial do software, feita e exibida nele mesmo usando HTML5 pode ser vista aqui:

http://www.managana.org/editor/?render=5&community=managanaintropt

A versão para Adobe Flash Player ainda está lá, e o Managana tenta escolher qual tecnogia é mais apropriada quando o conteúdo é acessado.

O site do projeto é www.managana.art.br (ou www.managana.org). Nele é possível encontrar o software para download, a documentação (guias para instalação e uso), além de todos os códigos fonte. As ferramentas envolvidas na criação e no uso do Managana são o Apache Flex, o PHP, o MySQL, além de Javascript para o player HTML5, que toma como base o CreateJS.

Fonte: PSL Brasil