Publicação: Periódico Texto Livre Linguagem e Tecnologia – v.7, ano. 1 – 2014

Oi, pessoal! Acabou de sair mais um artigo fresquinho. Desta vez apresentamos o Universo Móvel, um aplicativo educacional livre desenvolvido como apoio didático-pedagógico para o ensino da Astronomia. Vale a pena conferir!

UNIVERSO MÓVEL: UM APLICATIVO EDUCACIONAL LIVRE PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
Breno Gonçalves Bragatti Neves, Rafaela da Silva Melo, André Ferreira Machado

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar o Universo Móvel, um aplicativo educacional livre para uso em dispositivos móveis (tablets e smartphones) que tem por objetivo aproximar estudantes do Ensino Fundamental e Médio das noções de Astronomia e contribuir na transposição dos conhecimentos produzidos pelo campo da Astronomia para as novas tecnologias digitais. Serão apresentadas aqui as ferramentas e as linguagens de programação utilizadas em sua construção e, ainda, as possibilidades oferecidas pelo aplicativo para a aprendizagem móvel, conceito que além da utilização de aplicativos e dispositivos, envolve a apropriação criativa de ferramentas e linguagens para a produção e compartilhamento de conhecimento e tecnologias livres.

Para ver o artigo artigo na íntegra, acesse:  http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/5521

Para baixar o aplicativo: http://gesole.org/universomovel/

E voi là!

Viagem à Lua (Le voyage dans la lune)

Título Original: Le voyage dans la lune
Ano/País/Gênero/Duração: 1902 / França / Curta / 14 min
Direção: Georges Méliès
Produção: Georges Méliès
Roteiro: Jules Verne e Georges Méliès
Fotografia: Michaut

Link para filme completo em Português.

Este curta-metragem de Georges Melies mostra uma das visões fantasiosas que os homens possuíam da Lua nos primeiros anos do século XX. Uma expedição formada por corajosos homens vai para o satélite da Terra, onde encontra seres nada amistosos, são capturados e devem fugir para retornar ao nosso planeta.

Um filme realmente incrível! Trilha sonora de Air.

François Truffaut: os filmes de uma vida da Sala Redenção na UFRGS

Em julho e agosto a programação da Sala Redenção contempla três capítulos do livro Os filmes de minha vida*, de François Truffaut. No início de julho exibiremos filmes de Douglas Sirk, Charles Vidor e Billy Wilder e para finalizar será exibido o capítulo dos filmes americanos. A segunda parte será dedicada aos franceses – Claude Autant-Lara, Jacques Becker, René Clément, Henri-George Clouzout, Albert Lamourisse, Max Ophüls e Jacques Tati – e a terceira introduzirá dois diretores do capítulo intitulado por Truffaut de Alguns Outsiders.  Serão exibidos deste capítulo filmes de Igmar Bergman e Luis Buñuel.

A exibição dos filmes é gratuita e integra a comemoração dos 80 anos da Universidade.

Confira a programação completa: http://www.difusaocultural.ufrgs.br/projeto.php?id=3

Aviso-lhes que das 16h às 22h de segunda à sexta minha agenda estará lotada. =)

Publicação: Revista Tecnologias na Educação – Ano 6 – número 10 – Julho de 2014.

Olá pessoal! Final de semestre sempre tem novidades. Saiu essa semana uma publicação minha em parceria com o Breno Neves que apresenta uma discussão e algumas possibilidades de uso educacional dos dispositivos móveis, tão presentes em muitas salas de aula e em nosso cotidiano.

Título: Aplicativos Educacionais Livres para Mobile Learning

Autores: Rafaela da Silva Melo e Breno Gonçalves Bragatti Neves

Resumo: Este artigo apresenta o levantamento e identificação dos aplicativos educacionais livres para uso em dispositivos móveis do repositório FOSS Apps para Android (F-Droid), como proposta de apoio e promoção da aprendizagem móvel mediada por tecnologias livres. Os dados referentes aos aplicativos coletados foram sistematizados, categorizados, catalogados e apresentados a partir dos níveis de ensino aos quais os aplicativos são indicados, as áreas de conhecimento que contemplam e as possibilidades didáticas que estes apresentam para a aprendizagem móvel a partir da criação de novos contextos de aprendizagem através da interconexão entre pessoas, tecnologias e ambientes.

Palavras-chaves: TIC’s; Tecnologias Livres; Mobile Learning.

Para ler o artigo na íntegra: http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/?page_id=605

Publicação na Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação, Vol. 8, No 2 (2014)

Olá pessoal!

Saiu por estes dias um artigo meu em parceria com outros colegas na Revista Anagrama da USP.

Crianças Mobile: tecnologias móveis e as novas estratégias de marketing infantil

Autores: Rafaela da Silva Melo, Breno Gonçalves Bragatti Neves e André Ferreira Machado

Resumo: Este estudo tem como proposta investigar as novas técnicas e estratégias utilizadas por empresas desenvolvedoras de aplicativos que, para conquistar o público infantil e seus familiares, têm se valido de uma ampla gama de recursos que vão muito além da propaganda convencional. Para investigação, realizamos o levantamento dos 10 aplicativos infantis gratuitos em língua portuguesa mais instalados na loja de aplicativos Play Store da Google pelos usuários do sistema operacional móvel Android durante o ano de 2013, buscando investigar as principais estratégias de marketing infantil presentes nos anúncios e nos aplicativos, visando assim a contribuir para o debate sobre a relação entre as infâncias, as mídias e tecnologias digitais e o consumo na contemporaneidade.

Ler o artigo na íntegrahttp://www.revistas.univerciencia.org/index.php/anagrama/article/view/8714