Monthly Archives: outubro 2018

Música flamenca: El Sol, la Sal, en Son (vídeo)

Inspiração para a tarde e semana de estudos. Boa semana para todos! 

“El Sol, la Sal, el Son” Flamenco desde Sevilla. Programa especial que enaltece a cultura flamenca com intuito de divulgá-lo para todos os públicos. 

Leave a Comment

Filed under Sem categoria

Capítulo de Livro: “Formação de Professores da Educação Infantil no Rio Grande do Sul nas Estatísticas Educacionais”

Gostaria de compartilhar com vocês um trabalho acadêmico recente publicado no livro “Debates contemporâneos em Educação”, organizado por Daniel Skryscsak e Jenerton Arlan Schütz pela Editora Dialogar. 

Resumo: O capítulo apresenta dados sobre a formação dos professores que atuam na Educação infantil no Rio Grande do Sul, a fim de discutir estratégias para a melhoria e aprimoramento da oferta de formação inicial ou continuada e demais questões.

Fiquei muito feliz em participar do livro e muito satisfeita com o resultado do trabalho final. 

O livro pode ser comprado nas livrarias de todo o país e disponível para download por tempo limitado neste link. 

Leave a Comment

Filed under 2018, Acesso Aberto, Educação, Estudos, Livros, Pesquisas, Tecnologia

Capítulo de livro: A pesquisa em produção cultural em tecnologia móveis para crianças

Gostaria de compartilhar com vocês o capítulo do livro de título: Educação em debate: cercanias da pesquisa, organizado por Cláudia Fuchs, Ivan Luís Schwengber, Jenerton Arlan Schütz pela Editora Oikos.

O capítulo que escrevi está na sessão VI – A Educação Infantil em debate,  e tem por título:  A pesquisa em produção cultural em tecnologias móveis para crianças, que tem como objetivo central a de analisar a produção cultural para crianças desenvolvidas nos tablets infantis com o propósito de compreender como tais produtos interagem, modificam e colaboram na constituição das infâncias e crianças contemporâneas, em especial aquelas que vivem nos centros urbanos, na formação de novos hábitos reconhecendo como consumidoras e usuárias de tecnologias digitais e, por fim, analisando se tais tecnologias possuem algum tipo de potencial pedagógico para uso em escolas e outros espaços educacionais. 

Destaco no texto o estado da arte sobre a produção cultural para crianças no Brasil, com ênfase nas principais referências da última década sobre o tema e a minha análise dos tablets infantis escolhidos para compor o corpus da minha pesquisa. 

Espero que apreciem meu texto! 

 

Sobre o livro:

“A obra, organizada em oito sessões e trinta e seis capítulos, aborda inúmeras questões contemporâneas, a exemplo de condições de gênero; migração; violência; pesquisa na educação; literatura e outras formas de arte; culturas; políticas educacionais; processos de aprendizagem; pedagogias e metodologias, entre outras. Distintas perspectivas são apresentadas a partir de diferentes janelas teóricas e metodológicas. O livro retrata, assim, a heterogeneidade, a pluralidade e a diversidade de enfoques nas pesquisas em educação. Os artigos abordam diferentes olhares sobre conteúdos e metodologias, num movimento entre a amplitude e a especificidade, isto é, em análises que assumem conjunturas mundiais e internacionais e, também, nacionais e regionais.”

Comprar o livro impresso ou fazer download grátis do E-book neste link.

ISBN 978-85-7843-800-5

Leave a Comment

Filed under Artigos, Educação, Infância, Livros, Tecnologia

Publicação: “La Producción Cultural de Tabletas Infantis” no IOSR Journal of Research & Method in Education

Resumo: 

Este artículo analiza la producción cultural para niños en las tabletas infantiles con el propósito de comprender cómo tales productos interactúan, modifican y colaboran en la constitución de las infancias y niños contemporáneos, en especial aquellas que viven en los centros urbanos en la formación de nuevos hábitos, reconociéndo los niños como consumidores y usuarios de tecnologías digitales y, finalmente, analizando si tales tecnologías poseen algún tipo de potencial pedagógico para uso en
escuelas y otros espacios educativos.

Artigo completo publicado aqui. 

Fiquei muito feliz em ter meu paper publicado neste periódico. 

Leave a Comment

Filed under Sem categoria