Creche Råå / Dorte Mandrup

A creche está localizada numa espetacular praia entre a antiga Escola Råå e o Mar/Øresund. O edifício tem como inspiração a paisagem circundante, com suas dunas ligeiramente inclinadas e a tipologia distintiva das pequenas casas de pescadores.

© Adam Mørk

A instituição conta com quatro grupos de crianças, cada um com sua própria sala. Estes quatro recintos grupais são identificados na fachada como uma típica casa de pescador com telhado duas águas. As grandes janelas das fachadas e o telhado criam um diálogo com o mar e a paisagem circundante, proporcionando as condições ideais de luz durante todo o ano.

© Adam Mørk

As salas grupais são visualmente fechadas através de “paredes/estantes”, feitos de madeira compensada. Junto com suas superfícies de cor verde, geram uma experiência de fluidez e transparência espacial que percorre todo o edifício. A instituição está vinculada à escola existente e na conexão foi criado um espaço em forma de cova para os armários.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Protegido do Mar/Øresund, frente à antiga escola, aparece também um parque infantil. Frente ao mar, a flora natural da praia foi replantada.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Originalmente publicado em 23 Dezembro, 2016.

Localização do Projeto

Endereço: Kustgatan 1, 252 70 Råå, Suécia

Clique para abrir o mapa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Fragata argentina chega ao Recife e abre visitação ao público

Original publicado aqui.

O barco estará aberto à visitação dos pernambucanos e turistas na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), entre as 14h e as 17h. (Foto: Tarciso Augusto / Esp. DP Foto.)
Foto: Tarciso Augusto / Esp. DP Foto.

Cinco anos após a última navegação em mar recifense, a fragata Ara Libertad voltou a atracar na capital pernambucana. O tradicional navio-escola da Marinha da Argentina chegou na manhã do dia 31 de dezembro ao Porto do Recife, onde permanecerá até o próximo sábado (4). Em viagem desde agosto, o barco estará aberto à visitação dos pernambucanos e turistas na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), entre as 14h e as 17h. A visitação gratuita é uma oportunidade de conhecer a rotina dos 286 tripulantes, a maioria deles estudantes da força naval “hermana” que estão concluindo a formação.

A fragata Libertad saiu de Buenos Aires, na Argentina, no dia 17 de agosto de 2019 e passou por 12 portos antes de chegar ao Recife. Os marinheiros estiveram na Espanha, Portugal, França, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos e Barbados, último local visitado antes da chegada ao Recife. “Essa viagem, que dura entre cinco a seis meses, é a culminância da formação dos marinheiros argentinos, para eles se tornarem oficiais. A ideia, além da formação, é representar a Argentina no mundo, então é importante visitar países que são nossos amigos, melhorar essa relação e mostrar um pouco do nosso país”, explicou o encarregado de negócios da Argentina, o ministro Roberto Bosch.

O navio Libertad também é chamado de “Embaixadora dos Mares” pelos argentinos. Com a construção iniciada em 1953, a fragata fez a primeira viagem em junho de 1963. Naquela época, viajou por Porto Rico, Estados Unidos, países da Europa, Uruguai e Brasil. O Recife faz parte dessa história desde o começo e também recebeu a Libertad em sua primeira viagem. No total, ela já foi 48 vezes ao mar para formar marinheiros argentinos, passando por mais de 60 países. “Apesar de ter uma hélice e motores de propulsão como seu principal sistema, a fragata também opera à vela, como se fazia antigamente. Dessa forma, é possível ensinar aos jovens a arte da navegação tradicional, mostrar o esforço e o trabalho em equipe necessários para levantar as velas”, explicou o adido da Marinha da Argentina no Brasil, Diego Sanchez.

Segundo ele, a cada sete ou nove anos, a fragata faz uma volta ao mundo, chegando a visitar portos da Ásia. Quem for conhecer o navio poderá ver a estrutura interna e externa e conversar com parte da tripulação. “É um barco construído artesanalmente, é uma importante obra argentina do ponto de vista de engenharia naval. É um símbolo do país. As pessoas poderão saber não só como é a vida no mar, mas como é a vida no mar de um argentino”, disse Roberto Bosch.

Neste ano, a viagem da Libertad tem uma novidade. Os marinheiros passarão a virada de ano embarcados. Sabendo disso, a nutricionista Cecília Peralta, 60 anos, e o marinheiro aposentado Miguel Vazquez, 69, viajaram ao Recife para passara a noite de ano novo com o filho. Facundo Vazquez, 24, é um dos marinheiros em formação. “Queríamos receber o ano de 2020 com ele, então viajamos de Puerto Belgrano, na Argentina, até o Recife. Chegamos no dia 27 e ficaremos até o dia 5”, explicou Cecília.

Nesta terça-feira (31), a família acordou cedo e saiu de Porto de Galinhas, onde está hospedada, às 6h, para receber o filho. A fragata, que deveria atracar às 8h, por um problema técnico com o rebocador, só chegou ao Porto do Recife às 12h. “É um orgulho para a gente, pois só viajam na fragata os marinheiros selecionados pelo trabalho, desempenho ou estudos realizados”, disse Miguel. Os tripulantes foram recepcionados no Recife por orquestra de frevo e passistas, na beira do cais. Na sexta-feira (3), eles farão um city tour em Recife e Olinda.

Curso de JORNALISMO da Unipampa no Rio Grande do Sul recebe conceito 4 em avaliação do MEC

O curso de Jornalismo da Unipampa recebeu conceito 4 (quatro) na última avaliação do MEC – o conceito máximo é 5. O resultado, divulgado nesta semana, leva em conta o conceito obtido pelos estudantes na prova do Enade, a qualificação do corpo docente, as condições de infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos.

      Segundo o professor Leandro Ramires Comassetto, coordenador do curso, a meta agora é chegar ao conceito máximo, que é a nota 5, visto que o curso reúne todas as condições necessárias, em termos de corpo docente (todos professores doutores com dedicação exclusiva), infraestrutura de qualidade e recursos didático-pedagógicos em constante atualização. O colegiado de curso vem trabalhando para, em 2020, apresentar um novo Projeto Pedagógico, com maior atenção às atividades de extensão e implantação de componentes curriculares focados na nova realidade do Jornalismo.

     A próxima avaliação do MEC deverá ocorrer em 2021, após a realização da próxima prova do Enade.

     Nas avaliações recentes os cursos de Publicidade Propaganda e Serviço Social também receberam a nota 4, confirmando a excelência dos cursos do campus São Borja.

As recentes avaliações do MEC confirmam a excelência dos cursos do campus São Borja
Listagem dos indicadores de qualidade da educação superior em 2018.