Janelas da inovação – Escola Janela (Cavalcante/GO)

A série produzida pelo projeto Janelas de Inovação em parceria da Fundação Telefônica Vivo com o Canal Futura, apresenta 40 episódios experiências inovadoras pelo Brasil com intuito de contribuir com ideias para melhorias na qualidade da Educação.

A série foi produzida e dirigida por jovens das cinco regiões brasileiras que participaram dos projetos Geração Futura Universidades Parceiras e Curtas Universitários, com apresentação da Filosofa Viviane Mosé.

A Escola Janela situada na cidade de Cavalcante no interior de Goiás, nasceu dos anseios da comunidade por educação de qualidade para crianças de baixa renda. O vídeo conta que a ideia partiu de familiares, professores e membros da comunidade que formaram uma associação para construir e implementar a proposta educativa.

A inovação da proposta consiste em sua metodologia, na organização curricular e dos tempos e espaços de aprendizagem. Não há salas de aulas, as turmas são multiseriadas e busca desconstruir o conceito tradicional de “aula” em espaço fixo com tempo determinado, a partir de oficinas elaboradas a partir de pistas e interesses que os alunos apresentam.

A metodologia consiste na pedagogia ou aprendizagem por projetos de trabalho, grupos de versos, ênfase no método de aprendizagem pela pesquisa (Hernandéz, 1998) em que são consideradas competências importantes para a pesquisa, a análise, o tratamento e a síntese das informações que circulam no mundo.

A escola tem por filosofia os ensinamentos budistas, tal como a proposta da Escola Caminho do Meio, os familiares pagam uma taxa para manutenção física e do pessoal, e de acordo com o depoimento da coordenadora, tem como meta a longo prazo, a de oferecê-la de modo gratuito para todos.

Foto: Divulgação página do projeto.

Sê o primeiro

Deixe uma resposta