Curta-Metragem “O Xadrez das cores”

Sinopse: O filme O Xadrez das Cores, de Marco Schiavon, traz uma história densa, que se desenvolve como um jogo de xadrez. A temática, séria e profunda, fala da descriminação racial, onde o diretor utilizou a imagem para transmitir sua mensagem ao espectador.

Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma senhora de 80 anos, viúva, sem filhos e extremamente racista. A relação entre as duas começa tumultuada, com Maria perseguindo Cida por ela ser negra. Por precisar do dinheiro, Cida atura a tudo em silêncio, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.

Em 2005, O Xadrez das Cores recebeu diversos prêmios: Melhor Filme Júri Popular, no Festival de Cinema de Goiás; Melhor Curta Júri Popular, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami; Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular e Prêmio Especial, no Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba; Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular no Festival de Goiania; Melhor Atriz na Jornada de Cinema da Bahia e Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular, na Mostra Cine Rota 22.

Ficha técnica:

22 min.

Ano: 2004.

Gênero: Ficção.

Direção: Marco Schiavon. Elenco Anselmo Vasconcellos, Mirian Pyres, Zezeh Barbosa.

Classificação Livre.

Original publicado aqui.

Foto: Catraca Livre.

Sê o primeiro

Deixe uma resposta