Bolsas de estudos, Comunicação, Educação, Jornalismo, Reuters Institut

Instituto Reuters tem bolsas de estudos para jornalistas

Posted on

Texto original publicado aqui.

As bolsas do Instituto Reuters podem financiar projetos nas áreas de jornalismo e democracia, prática em jornalismo, negócios e empreendedorismo em mídia e políticas de comunicação

Estão abertas até 31 de janeiro de 2018 as inscrições para a Bolsa Thomson Reuters Foundation, promovida pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo. O programa seleciona jornalistas de diversos países para desenvolverem e publicarem pesquisas em temas relevantes sobre a indústria de mídia global. As aulas acontecem Universidade de Oxford, na Inglaterra, à qual o instituto está vinculado.

No programa, sob mentoria de pesquisadores da universidade, os selecionados terão a oportunidade de desenvolver entendimento acadêmico sobre questões que os afetam diariamente na profissão. Também poderão participar de seminários, conhecer especialistas e líderes do jornalismo e visitar redações como Reuters, The Financial Times, BBC, The Economist and The Guardian. São seis vagas no total, e a duração do programa pode ser de três ou seis meses.

As bolsas de jornalismo do Instituto Reuters podem financiar projetos nas áreas de jornalismo e democracia, prática em jornalismo, negócios e empreendedorismo em mídia e políticas de comunicação. Outros objetos de pesquisa podem ser considerados se tiverem relação com o trabalho do candidato e se o instituto entender que seu estudo pode contribuir para a excelência do jornalismo.

Os candidatos devem ser fluentes em inglês e ter no mínimo cinco anos de experiência em jornalismo, seja em mídias impressas, digitais ou rádio e TV. Durante o programa, os estudantes não podem ter outro emprego ou atividade. Jornalistas freelancers são incentivados a se inscrever, mas o Instituto Reuters destaca que não deve selecionar profissionais sem experiência relevante recente ou que não pretendem continuar a trabalhar como jornalistas após o fim do programa.

A bolsa cobre as taxas do programa e viagens de ida e volta do país de origem dos selecionados para a universidade. Também são oferecidas £ 2 mil mensais (cerca de R$ 8,8 mil) para custos do dia a dia. Há possibilidade de os estudantes buscarem outras fontes de financiamento para ingressar. Os estudantes inscritos nos programas do Instituto Reuters geralmente conseguem se hospedar no North Oxford Overseas Centre, centro residencial da própria Universidade de Oxford.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link. Para concorrer, é preciso selecionar a opção “Thomson Reuters Foundation Fellowships” (o formulário também é usado para inscrições em outros programas do Instituto Reuters) e enviar (em inglês) currículo, carta de apresentação, projeto de pesquisa, referências e amostras de trabalhos. Jornalistas que não têm o inglês como primeira língua também precisam comprovar fluência. Instruções específicas sobre como devem ser enviados esses materiais podem ser lidas aqui.

Para mais informações, acesse o site e as perguntas frequentes dos programas de bolsas do Instituto Reuters.

Deixe uma resposta