Castelo Simões Lopes

O Castelo Simões Lopes localizado no centro histórico de Pelotas, foi construído entre 1920 e 1923 e anos atrás tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Em 2016, foi criada uma lei municipal para a revitalização, restauração e uso criativo de imóveis públicos. Por licitação, do ano passado, o Instituto Eckart será o responsável pelos serviços no castelo. O edital foi elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Em 1991 o imóvel foi adquirido pelo município e virou atração turística, contudo, desde 2014 está abandonado e com sua parte interna completamente deteriorada. Foi criada uma lei municipal em 2016 para a revitalização, restauração e uso criativo de imóveis públicos e isto favoreceu a propriedade que obteve financiamento para a restauração.

Por licitação, do ano passado, o Instituto Eckart será o responsável pelos serviços no castelo. De acordo com a empresa, o edital foi elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura com o valor estimado em R$ 10 milhões, sendo prevista a entrega o prazo para o final deste ano.

Palestra sobre a Restauração do Castelo com inscrições abertas

Original aqui.

Está previsto para o mês de março palestra sobre a Restauração do Castelo Simões Lopes. O assunto é de interesse de todos, pois a edificação é de grande relevância, não só para a paisagem urbana de Pelotas, mas como testemunho cultural de uma época.

O evento aguarda um público bastante diversificado como estudantes de nível médio e universitários das mais variadas áreas, bem como arquitetos, engenheiros, arqueólogos, historiadores e principalmente a comunidade que está na expectativa para que o Castelo seja colocado para visitação o mais breve possível.

Dá para antecipar que entre outros temas, dois pontos serão objeto de provocação: a questão da gestão do projeto de restauração e as definições entre o uso da edificação e os critérios de intervenção; o segundo, os aspectos técnicos da elaboração do projeto. Embora aborde os aspectos técnicos importantes, a palestra também, pretende alinhavar questões históricas e filosóficas que fundamentam a restauração de um patrimônio e o que tudo isso significa para o relacionamento e os novos horizontes culturais que se desenvolve.

Mais informações podem ser obtidas pelo Telefone/WhatsApp (51)99358.0084, 51 3470.6218 ou pelo email atendimento@institutoeckart.com.br. Instituto Eckart, Cultura feita com planejamento, planejamento para a Cultura chegar a todos.

Consegui fazer algumas fotos da área interna e externa do Castelo com um certo esforço. Se for utilizá-las favor dar os créditos a autora.

 

 

 

About the Author

Rafaela da Silva Melo

31 anos, Pedagoga, apaixonada por livros, filmes, músicas, quadrinhos, animais, natureza, boa comida e viagens.

Deixe uma resposta