Faça você Mesmo: Bola de barbante

As bolas de barbante são lindos ornamentos que podem ser combinados à iluminação ou não. Você pode fazer várias bolinhas pequenas e encaixar em cada lâmpada de um cordão de pisca-pisca, por exemplo, ou pode fazer uma grande e pendurar na lâmpada da sala. Pra que ainda não conhece, olha só o que pode ser feito com elas:

É um tipo de decoração romântica, feminina e que você mesmo pode fazer. O processo é bem parecido com aquele a gente mostrou no passo-a-passo da “Luminária de Renda”.

Materiais:

– Barbante.
– Cola branca.
– Bexiga de festa.
– Amido de milho. (OPCIONAL)
– Água morna.
– Vaselina.
– Um pote de conserva vazio (pode ser de vidro ou de plástico).

Observação: Muita meleca envolvida! Use luvas!

Instruções:

Encha a bexiga no tamanho que você deseja que sua bola fique. Não encha totalmente a bexiga, pra manter o formato redondo da bola.

Se você desejar colocar uma lâmpada dentro da sua bola de barbante, desenhe um círculo no topo de cada bexiga, grande o suficiente para acomodar o soquete e a lâmpada. Esse círculo vai ser o limite na hora de enrolar o barbante na bexiga. Se você for usar um cordão de luzinhas de natal, pode pular esse passo.

Enrole um barbante na ponta da bexiga e pendure no teto. Passe vaselina na bexiga.

Faça a seguinte mistura: 4 xícaras de cola branca, ½ xícara de amido de milho e ¼ xícara de água morna. Misture bem, até sumirem as bolhas.

Faça um furo no centro da tampa do seu pote, o suficiente pra passar o barbante. Acomode o barbante dentro do pote e passe a ponta dentro furo. Despeje a mistura de cola dentro do pote com o barbante dentro.

Agora é só ir puxando o barbante dentro do pote e ir enrolando na bexiga. Enrole no sentido vertical e depois no horizontal até cobrir bem a bexiga.

Deixe secar totalmente a cola (cerca de 24 horas) e estoure a bexiga.

DICA: Pra fazer uma luminária grande, use aquelas bolas infláveis ao invés de bexiga.
Faça bolas de diferentes tamanhos e cores de barbantes e pendure no ambiente que desejar. O efeito é incrível!

About the Author

Rafaela da Silva Melo

31 anos, Pedagoga, apaixonada por livros, filmes, músicas, quadrinhos, animais, natureza, boa comida e viagens.

Deixe uma resposta