Educação, Eventos, Tecnologia

VI Festival de Software Livre do Vale do Sinos

Posted on

 

cartaz-v1-72dpi

INFORMAÇÕES GERAIS:

Data: 23 de novembro de 2013 (sábado)
Hora: 13h às 18h
Local: Fundação Evangélica de Novo Hamburgo (IENH)
Público Alvo: usuários de computador em geral, educadores, estudantes e profissionais de TI que queiram conhecer o Software Livre e/ou participar da comunidade de Software Livre da região. Não é necessário ter experiência com Software Livre para participar.
Investimento: evento gratuito

Descrição das palestras

10KPNR – Rock Com Linux

  • Resumo: A experiência da banda 10KPNR com 18 anos de estrada formada por Nerds (antigos) que optaram por gravar, mixar e masterizar suas músicas novas usando predominantemente o software livre – Programas como Ardour, Qtractor, Guitarrix, Rakarrak e outros…usando Debian e Mint.
  • Palestrante: Luis Motta e Jesiel Rocha
  • Minicurrículo: Membros da banda 10KPNR buscaram soluções livres para home studio, agora passam suas idéias e experiências feitas com instrumentos musicais e software livre. A banda 10KPNR participou como atração musical do FISL 2013.

Apresentando o CMS-JOOMLA3

  • Resumo: instalação do joomla3, realizando configurações básicas ate estar pronto para desenvolver o primeiro site.
  • Palestrante: Ben-Hur Oliveira Morais
  • Minicurrículo: Palestrante, Web Developer, Desenvolvedor web Joomla, Membro ativo na comunidade de joomleiros do RS, Membro e Coordenador no (Jug) joomlatchê.com.br no RS, Técnico em informática, Acadêmico de TI, Programador, Instrutor Ativista de inclusão digital/social. Atuando na comunidade joomleira a mais de 4 anos tendo diversas participações em feiras e eventos ligados ao tema Software Livre além de trabalhos realizados na web tendo como base o CMS JOOMLA.

Avaliação de Software Livre Educacional: Investigando o potencial de utilização do KDEdu nos anos iniciais do Ensino Fundamental

  • Resumo: A palestra tem como objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa, que teve por objetivo investigar e avaliar o potencial dos softwares educacionais livres do projeto KDEdu para a utilização nos anos iniciais do ensino fundamental, além de apresentar contribuições e sugestões para o aperfeiçoamento do projeto.
  • Palestrante: Breno Neves e Rafaela Melo
  • Minicurrículo:
  • Breno Neves – Bacharel em Ciência da Computação pela PUCRS, aluno do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS em Acessibilidade em sistemas Web e Integrante do GESoLE – Grupo de Estudos Software Livre na Educação da UFRGS
  • Rafaela Melo – Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do GESoLE – Grupo de Estudos Software Livre na Educação da UFRGS.

Liquibase – Uma ferramenta para versionamento e gestão de alterações de banco de dados

  • Resumo: Demonstraremos como a ferramenta open source LiquiBase pode ser utilizada para versionamento e automação do processo de gestão de alterações de banco de dados. É comum encontrar ambientes de trabalho/equipes que tratam o banco de dados como uma entidade completamente separada do sistema. Isso pode acontecer em função da estrutura organizacional instaurada, que separa as equipes de banco de dados das equipes de desenvolvimento de sistemas, ou mesmo simplesmente porque as equipes estão acostumadas a fazer dessa maneira. De qualquer forma, separar as coisas nos leva a algumas práticas ineficientes, como por exemplo a aplicação manual de alteração de banco de dados e, por vezes, o não compartilhamento das alterações de banco de dados com a(s) equipe(s). Existe, portanto, o risco de gerar inconsistências na aplicação de alteração do banco de dados. Além disso, aplicar manualmente as alterações no banco de dados pode tornar difícil a operação de desfazer o que já foi feito e inviabilizar a analise do histórico de alterações do banco de dados ao longo do tempo. Consideramos estas práticas, manuais, insustentáveis para a gestão de alterações de banco de dados. E nós podemos evitar esses problemas fazendo uso de um processo consistente e repetível para aplicar as alterações no banco de dados e dados. Para tanto, veremos como usar a ferramenta LiquiBase para a gestão das alterações do banco de dados, executando as alterações de banco de dados automaticamente através doLiquiBase – seguindo práticas para aplicar consistentemente as alterações de banco de dados. O LiquiBase suporta vários bancos de dados, permite a visualização do histórico de mudanças aplicadas ao banco de dados e é capaz de identificar as mudanças realizadas manualmente no banco de dados. É possível executar scripts SQL personalizados e são disponibilizados utilitários para reverter as alterações banco de dados.
  • Palestrante: Eleonor Vinicius Dudel Mayer
  • Minicurrículo: Eleonor Vinicius é analista de sistema e líder de projetos de Tecnologia da Informação. Atua também como professor de cursos técnicos e tecnológicos da área da Tecnologia da Informação. Tem experiência no desenvolvimento e operação de sistemas (web, de integração, dentre outros), bem como na implantação de processos contemporâneos de desenvolvimento e operação de sistemas. 

Oficina de GNUPG com Festa de Assinatura de Chaves

  • Resumo: Nesta oficina os participantes criarão eu par de chaves criptográficas e assinarão as chaves uns dos outros, ingressando na rede de confiança. Para participar das atividades da oficina, você deverá levar o seu laptop particular. Se você já tiver um par de chaves e quiser apenas participar da festa de assinatura, não precisará levar o seu laptop.
  • Trilha: Segurança
  • Palestrante: Adriano Rafael Gomes
  • Minicurrículo: Adriano Rafael Gomes é Bacharel em Ciência da Computação pela Feevale. Trabalha como Analista de Suporte, administrando uma rede de computadores com Software Livre. É membro dos grupos de usuários de software livre TcheLinux, Debian-RS e SoftwareLivreVS, entre outros. É usuário e entusiasta de Software Livre como movimento social e tecnológico desde 2003.

Mais informações em: http://wiki.softwarelivre-vs.org/

 

Deixe uma resposta