Como se proteger de extorsão?

Texto original em inglês aqui.

Se você é dono de uma loja, alguns infratores exigem que você pague pela proteção deles para evitar que algo de ruim (como um assalto ao lojista ou danos à sua loja ou mercadoria) aconteça.

Ou se você recebeu mensagens como: “Me dê US $ 5.000.000,00 ou vou postar essas fotos particulares de você e sua família na Internet”, sim, você está sendo extorquido, se você estiver nesses tipos de situações.

How to Prevent Extortion

Este texto tem como finalidade dar dicas do que fazer se alguém está extorquindo você e formas de se proteger contra a extorsão.

O que fazer quando você está sendo extorquido?

Na Wikipedia, a extorsão é definida como:

“A extorsão (também chamada de shakedown, outwrestling e exaction) é uma ofensa criminal de obter dinheiro, propriedade ou serviços de uma instituição ou pessoa física, através de coerção”.

Se você acha que é vítima de uma tentativa de extorsão, como você lida com ameaças de extorsão? Lembre-se sempre de que é importante proteger-se e denunciar imediatamente o crime suspeito. Concordar em pagar só piorará as coisas – uma vez que o criminoso perceba que você está disposto a pagar, eles só farão exigências adicionais na tentativa de drenar seu dinheiro e vitimizá-lo ainda mais.

Existem leis rigorosas contra a extorsão, e as autoridades levam a sério esse tipo de tentativa. Se alguém extrair dinheiro de você, o primeiro passo é relatar o evento às autoridades locais. Você também pode relatar a tentativa de extorsão ao FBI e à polícia estadual para proteger ainda mais seus direitos e ajudá-lo a obter a justiça que você merece.

Enquanto você estiver contatando a polícia local, seja esperto em lidar com extorsionários. Não os deixe nervosos, ou eles podem ir a extremos e fazer algo prejudicial a você.

Como você prova a extorsão?

Um passo indispensável para pedir ajuda da polícia ao lidar com extorsão de dinheiro é provar extorsão. “É incumbência da acusação mostrar que houve uma ameaça maliciosa de lesão contra uma pessoa, que foi comunicada. . . ”(De uma organização que fornece suporte jurídico on-line)

Para provar que alguém está tentando extorquir você, você precisa coletar evidências e relatar às autoridades relevantes. Em uma palavra, como provar a extorsão é uma questão profissional sobre a lei. É melhor para você consultar profissionais jurídicos especializados ou advogados.

Como lidar com o Cyber ​​Extortion?

Se você estiver sob extorsão da Internet, também pode entrar em contato com a empresa que hospeda o site suspeito. Os anfitriões Web levam a sério a sua reputação e não querem ser vistos como auxiliares de empresas criminosas. Se os criminosos envolvidos alegarem pertencer a uma entidade legítima como o IRS, o FBI ou uma empresa como o Google, você também pode entrar em contato com a agência ou empresa e informá-los. Muitas vezes há um jogo de gato e rato entre os bandidos e empresas legítimas, e notificar essas empresas da tentativa de extorsão irá ajudá-los a se proteger – e aos seus clientes.

Primeiro passo: proteja seu computador

Hoje em dia, muitos esforços de extorsão se originam no mundo on-line, e portanto, proteger seu computador pode impedir que alguém o extorque. Verifique se o seu computador está executando o software antivírus mais recente e se as definições de vírus estão atualizadas pelo menos uma vez por dia.

Desconfie de e-mails não solicitados e evite clicar em links desconhecidos. Fique atento aos primeiros sinais de alerta de um malware ou infecção por vírus, incluindo uma queda súbita no desempenho do computador ou a inundação de anúncios pop-up.

Certifique-se também de proteger seus outros dispositivos eletrônicos e bloqueie sua rede sem fio com uma senha forte. Nunca se esqueça de proteger sua câmera de segurança com Wi-Fi, se você tiver uma. A câmera de vigilância doméstica sem fio está sendo invadida com facilidade, e os hackers podem aproveitar seus vídeos privados para extorquir dinheiro de você. Você também deve estar executando um software de segurança em seu tablet e smartphone, já que uma infecção pode se espalhar para o resto da sua rede doméstica.

Passo 2: veja o que você compartilha

Hoje em dia muitos de nós vivemos nossas vidas online, e isso pode ser muito divertido. É ótimo conversar com velhos amigos e colegas de faculdade, mas tenha cuidado com o que você compartilha e com quem. Mantenha sua página do Facebook e outros sites de mídia social privados e verifique as configurações de segurança com frequência para garantir que você está protegido adequadamente.

Assim, para evitar ser extorquido, tenha cuidado com o que você compartilha com o público através da mídia social, já que um criminoso empreendedor ou um ex-parceiro com má intenção poderia juntar as peças e encontrar uma maneira de chantageá-lo ou extorquir você. Compartilhar dados pessoais nas mídias sociais é sempre um risco, por isso pense antes de postar.

Passo 3: Esteja ciente dos golpes atuais

Em alguns casos, um criminoso que tenta extorquir dinheiro de você terá informações prejudiciais reais para revelar, mas em outros casos eles estarão apenas blefando. A forma como você aborda a tentativa de extorsão pode depender, em grande parte, da credibilidade das reivindicações individuais, portanto, vale a pena estar ciente dos golpes atuais e das histórias de outras vítimas e possíveis vítimas.

Há sempre muitos desses tipos de golpes por aí, tanto online quanto offline. Eles assumem muitas formas e surgem em muitas partes do país. Uma tentativa comum de extorsão envolve um interlocutor que pretende ser do FBI ou outra autoridade governamental. O interlocutor afirma que a vítima deve dinheiro ou cometeu um crime e exige dinheiro para impedir a prisão ou reduzir as acusações.

O fato de IRS, o FBI e outros ramos do governo não funcionarem dessa maneira é um sinal claro de que são tentativas puras de extorsão. Se você for contatado por alguém que alega ser do IRS, FBI ou outra agência do governo, você deve contatar a polícia imediatamente para denunciar a tentativa de crime, para evitar ser extorquido.

Esperamos que você nunca seja vítima de extorsão. Mas se você for escolhido(a), não tenha medo. Você pode tentar o acima mencionado para se proteger da ameaça de extorsão. Se você já experimentou esse tipo de coisa, compartilhe conosco como você lida com isso, se você não se importar.

 

About the Author

Rafaela da Silva Melo

31 anos, Pedagoga, apaixonada por livros, filmes, músicas, quadrinhos, animais, natureza, boa comida e viagens.

Deixe uma resposta