Professora vence o câncer e faz bonecas para doar a crianças com a doença no ES

Original aqui.

Unindo o desejo de ajudar e a necessidade de se fazer útil, a professora Rogéria Alvim, que venceu o câncer, faz bonecas de crochê para doar a crianças doentes que têm acompanhamento na Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Accaci). A ideia da boneca Vida foi tão bem aceita na internet que ela recebeu encomendas de uma ONG no Canadá.

Rogéria recebeu o diagnóstico da doença há sete anos, no dia do próprio aniversário. Foram quase dois anos e meio de tratamento, sessões de quimioterapia e radioterapia. Veio a perda do cabelo e a cirurgia de mastectomia, com a retirada da mama direita.

“Eu sou mulher, só casada, tenho um marido, e chega a hora que você vê que foi mutilada. Meu marido é muito compreensivo. Foi doído, mas não tanto quanto eu pensei que seria. A gente sobreviveu” , lembrou.

Para o tratamento, precisou ficar um tempo afastada das salas de aula. Mas depois de recuperada, não conseguiu mais voltar à antiga profissão.

“O meu perfil não é o que muitas escolas querem, sempre recebo um não. O meu currículo é bom, mas sempre que perguntam porque eu fiquei esse tempo parada, sempre acabo recebendo um não. Eu tive que me refazer. Eu acho que eles têm medo de eu adoecer de novo”, falou.

 
Rogéria faz bonecas de crochê para doar a crianças com câncer (Foto: Roberto Pratti/TV Gazeta)

Rogéria faz bonecas de crochê para doar a crianças com câncer (Foto: Roberto Pratti/TV Gazeta)

Mas o desânimo logo passou com a ideia do novo projeto. E ela surgiu quando Rogéria estava fazendo uma boneca de crochê para a sobrinha.

“Quando eu fui colocar a peruca na boneca, me veio na memória quando eu perdi os meus cabelos. Literalmente Deus me iluminou, pensei nas crianças que perdem os cabelos e lembrei da Accaci. Me veio essa vontade de fazer essas bonecas para doar no Dia das Crianças, para as que ficam em tratamento”.

A arte ela aprendeu ainda na infância. Nas mãos ágeis e habilidosas, a força pra agora ajudar quem precisa. E a solidariedade não para por aí: na próxima semana ela vai dar um curso para a mães na Acacci, para ensinar como fazer as bonecas.

“A gente nasce de novo. Eu sempre digo que quem passa por um tratamento oncológico, nunca volta a ser a mesma pessoa de antes. A gente sempre é uma pessoa melhor. O meu objetivo para esse Dia das Crianças é doar 60 bonecas para as crianças que estão na Accaci”, falou.

Corrente do bem pelo mundo

A boneca Vida vai ser patenteada por Rogéria e essa ideia solidária já começa a ganhar o mundo. Um vídeo feito pela professora pedindo a doação de linhas teve mais de 6,5 mil visualizações.

Um amigo holandês foi um dos que viram eele decidiu regravar o pedido, que chegou até uma ONG do Canadá. A organização decidiu encomendar as bonecas que vão ajudar no tratamento de pessoas com câncer no país.

“Vencer o câncer é algo extraordinário. Não pode desistir, tem que ter fé”, finalizou Rogéria.

 
Bonecas serão doadas a crianças na Accaci (Foto: Roberto Pratti/TV Gazeta)

Bonecas serão doadas a crianças na Accaci (Foto: Roberto Pratti/TV Gazeta)

About the Author

Rafaela da Silva Melo

31 anos, Pedagoga, apaixonada por livros, filmes, músicas, quadrinhos, animais, natureza, boa comida e viagens.

Deixe uma resposta