Programação do mês de julho – CINE UFPEL

CINECLUBE DA LUA | 03.07, TERÇA às 19H 
Dir: Productora Comunicación Social                                     (Chile, Doc, 2014, 1h20)
O documentário “MIAU: Movimiento Insurrecto por la Autonomia de Una misma”, faz parte de um grupo de mulheres que se reúne todas as noites para estudar e trabalhar a fim de construir a autonomia básica de seus corpos femininos. E faz isso em solidariedade, porque é mais divertido do que se libertar sozinha. O MIAU é dedicado a todas as mulheres e bruxas que lutam pela liberdade. E como não há lutadora que não é perseguida pelo poder, todas aquelas que foram mortas, perseguidas e torturadas vivem em nossas almas guerreiras.

Classificação: Livre

SESSÃO SESC | 04.07, QUARTA às 19H 
Dir: Eduardo Coutinho                                                            (Brasil, Doc, 2015, 1h27)
Realizado a partir de entrevistas feitas por Eduardo Coutinho com jovens cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, Últimas conversas busca entender como pensam, sonham e vivem os adolescentes. Os pesquisadores Laura Liuzzi e Geraldo Pereira visitaram 12 escolas e realizaram pré-entrevistas com 97 adolescentes. Desses, 28 foram filmados por Coutinho, dos quais nove entraram no corte final. O diretor (morto em fevereiro de 2014, antes do início da montagem) chegou a ver todo o material filmado e deixou um caderno com anotações feitas a partir das transcrições das entrevistas. Últimas conversas foi editado por Jordana Berg, parceira de Coutinho desde Santo forte (1998), e a versão final é de João Moreira Salles, produtor deste e dos nove filmes anteriores de Coutinho.

Classificação: 12 anos

RESGATE CINECLUBE | 05.07, QUINTA às 19H 
Dir: Ernst Lubitsch                                                               (EUA, Ficção, 1933, 1h31)
O dramaturgo Tom e o artista plástico George dividem um apartamento em Paris. Quando conhecem Gilda, outra americana que mora na cidade, eles se apaixonam por ela. Gilda, contudo, não consegue decidir-se por nenhum deles e lhes propõe morar com ambos, numa relação puramente platônica, em que ela seria apenas amiga e crítica. Todavia, quando Tom vai a Londres cuidar da encenação de uma de suas peças, George e Gilda tornam-se amantes. Alertado por Max, o empresário patrão de Gilda, Tom retorna a Paris e descobre que o casal mudou-se para uma cobertura. Quando George vai a Nice pintar um retrato, Tom e Gilda envolvem-se romanticamente. O choque entre os dois amigos é inevitável e Gilda, cansada de tudo aquilo, resolve aceitar a proposta de casamento de Max.
Classificação: 12 anos
ESTREIA | 06.07, SEXTA às 19H 
Dir: Pablo Giorgelli                                             (Argentina/Brasil, Ficção, 2017, 1h30)
Ely tem 17 anos, está no ensino médio e trabalha num pet shop no bairro da Boca em Buenos Aires. Ao descobrir que está grávida, seu mundo interno colapsa. Ela tem que tomar uma decisão que mudará sua vida para sempre.
Classificação: 14 anos
Dir: Giuliana Heberle, Helena Lukianski                           (Brasil, Ficção, 2017, 15min)
Clara é avisada que Rafael saiu do coma depois de cinco anos. Cada um dos dois enfrenta a situação de maneira diferente, porém, Clara sempre mais séria e pessimista, e Rafael, despreocupado. Há uma incomunicabilidade mútua que gera mal estar. 

About the Author

Rafaela da Silva Melo

31 anos, Pedagoga, apaixonada por livros, filmes, músicas, quadrinhos, animais, natureza, boa comida e viagens.

Deixe uma resposta