Jogos de simulação, Jovens

Re-Mission 2

Posted on

A primeira vez que joguei Re-Mission foi em meados de 2009 quando eu recebi Kit contendo 3 CD-ROMS (Gratuitos em razão do apoio e patrocínios de fundações de apoio a pacientes com câncer) para testar o jogo. A ideia do jogo é bem simples, mas muito interessante: a missão do jogador é eliminar o máximo de células cancerígenas possíveis de um determinado órgão do corpo humano, afim de auxiliar na cura do paciente. 

Esta é uma foto de 2009 que tirei assim que recebi o game para testar. Nossa, muita nostalgia!

Assim que ganhei instalei no meu antigo PC (um Pentium 4 com placa-mãe VIA e um monte de problemas no botão liga-desliga). Tive que desinstalar alguns softwares que tinha para que o jogo funcionasse bem, no fim… tudo deu certo e fiquei jogando por quase 1 mês e com algumas dificuldades, concluí todas as missões. Anos depois dei o CD-ROM para uma guria que trabalhava na limpeza do prédio onde eu morava para a filha dela pequena jogar, mas não funcionou porque esta primeira versão não é compatível com os sistemas operacionais atuais.

De acordo com a Wikipédia, os jogos Re-mission foram criados em 2006 para pacientes com câncer jovens pela Dra. Pam Omidyar e projetados com base em pesquisas da Fundação HopeLab sem fins lucrativos, com a participação direta de pacientes com câncer jovens e médicos e enfermeiros de oncologia e desenvolvedor de jogos Realtime Associates, entre outros.

serious games in pediatrics

Os jogos tem por objetivo envolver pacientes jovens com câncer através de jogos divertidos enquanto afetam resultados psicológicos e comportamentais específicos associados ao tratamento bem-sucedido do câncer.

O HopeLab tornou os jogos Re-Mission disponíveis gratuitamente para jovens com câncer e suas famílias, bem como para profissionais de saúde e instituições de oncologia em todo o mundo.

Re-Mission (HopeLab versão 1)

Na época quando eu recebi o jogo eu estava dando aulas em uma pequena escola local e mostrei o jogo para os meus alunos no laboratório de informática que ficaram encantados e entusiasmados. A partir disto estudamos sobre o câncer de pulmão e os alunos desenvolveram vários cartazes propondo formas de prevenção. 

Jogando Re-Mission 2 – Nanobots revenge (no próprio website)

Re-Mission 2 é uma coleção de jogos online criados pela organização sem fins lucrativos HopeLab para ajudar
jovens com câncer assumem a luta de suas vidas.

Disponível também em aplicativos para dispositivos móveis disponível para iOS e Android (não achei o link, quando conseguir adiciono aqui).

Jogo 1- A vingança dos nanobots: “Você é um nanobot, um poderoso robô microscópico projetado para eliminar o câncer. Os jogadores usam um arsenal cada vez maior de poderosos ataques de quimioterapia para esmagar o
forças cancerígenas do Tyrant Nuclear, disparando tratamentos direcionados em um tumor crescente para evitar que o câncer escape para a corrente sanguínea.”

Jogo 2 – Leucemia: Atraído pelo doce sabor das células-tronco saudáveis, o Monstro da Leucemia sofreu mutações
medula óssea do corpo. Os jogadores salvam os glóbulos brancos e destroem o câncer com ação, jogabilidade ponto-e-clique.

Jogo 3 – Nano dropbot: As células cancerígenas estão à espreita, mantendo as células saudáveis em cativeiro e famintas. Os jogadores procuram e destruir o câncer e resgatar células saudáveis como um nanobot especializado armado com quimioterapia bombas de medicamentos. Recursos de jogabilidade em estilo de plataforma navegando e explorando corpo para combater o câncer.

Jogo 4 – Defensor de célula tronco: Você é um poderoso nanobot projetado para proteger os glóbulos brancos de uma invasão bactéria – e você tem o que é preciso para vencer. O jogo de arrastar e soltar manobra o nanorrobô para cultivar células boas para combater uma infecção bacteriana desagradável. Poderosas bombas antibióticas são usadas para acabar com o exército bacteriano invasor.

Jogo 5 – Agitação de alimentação: Devorar bactérias e células cancerígenas para derrotar o câncer e infecções como um glóbulo branco ou quimioterápico. O estilo de jogo de plataforma permite que os jogadores explorem o corpo humano e o progresso ganha melhorias que tornam os jogadores ainda mais poderosos.

Jogo 6 – Operações especiais: Este jogo de bônus é desbloqueado jogando 5 níveis de cada um dos outros Re-Mission 2 jogos. Os jogadores destroem vermes cancerígenos invadindo o corpo em fotos icônicas jogabilidade estilo arcade. O jogo está disponível para download e disponível para jogar offline.

Principais projetos de pesquisa que informaram o desenvolvimento do Re-Mission:

Re-Mission™ Outcomes Study
Data originally published in the medical journal Pediatrics.

Re-Mission™ Attitudes Study in the Brain
Data originally published in the scientific journal PLoSONE.

Para mais informações sobre nosso processo de desenvolvimento de jogos baseado em pesquisa, leia o artigo Hopelab’s Approach to Re-Mission, publicado no International Journal of Learning e Media.

Deixe uma resposta