Re-Mission 2

A primeira vez que joguei Re-Mission foi em meados de 2009 quando eu recebi Kit contendo 3 CD-ROMS (Gratuitos em razão do apoio e patrocínios de fundações de apoio a pacientes com câncer) para testar o jogo. A ideia do jogo é bem simples, mas muito interessante: a missão do jogador é eliminar o máximo de células cancerígenas possíveis de um determinado órgão do corpo humano, afim de auxiliar na cura do paciente. 

Esta foto foi tirada por mim em 2009 do meu antigo celular modelo Sony Ericsson assim que recebi o game para testar. Nossa, muita nostalgia!

Assim que ganhei instalei no meu antigo PC (um Pentium 4 com placa-mãe VIA e um monte de problemas no botão liga-desliga). Tive que desinstalar alguns softwares que tinha para que o jogo funcionasse bem, no fim… tudo deu certo e fiquei jogando por quase 1 mês e com algumas dificuldades, concluí todas as missões. Anos depois dei o CD-ROM para uma guria que trabalhava na limpeza do prédio onde eu morava para a filha dela pequena jogar, mas não funcionou porque esta primeira versão não é compatível com os sistemas operacionais atuais.

De acordo com a Wikipédia, os jogos Re-mission foram criados em 2006 para pacientes com câncer jovens pela Dra. Pam Omidyar e projetados com base em pesquisas da Fundação HopeLab sem fins lucrativos, com a participação direta de pacientes com câncer jovens e médicos e enfermeiros de oncologia e desenvolvedor de jogos Realtime Associates, entre outros.

serious games in pediatrics

Os jogos tem por objetivo envolver pacientes jovens com câncer através de jogos divertidos enquanto afetam resultados psicológicos e comportamentais específicos associados ao tratamento bem-sucedido do câncer.

O HopeLab tornou os jogos Re-Mission disponíveis gratuitamente para jovens com câncer e suas famílias, bem como para profissionais de saúde e instituições de oncologia em todo o mundo.

Re-Mission (HopeLab versão 1)

Na época quando eu recebi o jogo eu estava dando aulas em uma pequena escola local e mostrei o jogo para os meus alunos no laboratório de informática que ficaram encantados e entusiasmados. A partir disto estudamos sobre o câncer de pulmão e os alunos desenvolveram vários cartazes propondo formas de prevenção. 

Jogando Re-Mission 2 – Nanobots revenge (no próprio website)

Re-Mission 2 é uma coleção de jogos online criados pela organização sem fins lucrativos HopeLab para ajudar
jovens com câncer assumem a luta de suas vidas.

Disponível também em aplicativos para dispositivos móveis disponível para iOS e Android (não achei o link, quando conseguir adiciono aqui).

Jogo 1- A vingança dos nanobots: “Você é um nanobot, um poderoso robô microscópico projetado para eliminar o câncer. Os jogadores usam um arsenal cada vez maior de poderosos ataques de quimioterapia para esmagar o
forças cancerígenas do Tyrant Nuclear, disparando tratamentos direcionados em um tumor crescente para evitar que o câncer escape para a corrente sanguínea.”

Jogo 2 – Leucemia: Atraído pelo doce sabor das células-tronco saudáveis, o Monstro da Leucemia sofreu mutações
medula óssea do corpo. Os jogadores salvam os glóbulos brancos e destroem o câncer com ação, jogabilidade ponto-e-clique.

Jogo 3 – Nano dropbot: As células cancerígenas estão à espreita, mantendo as células saudáveis em cativeiro e famintas. Os jogadores procuram e destruir o câncer e resgatar células saudáveis como um nanobot especializado armado com quimioterapia bombas de medicamentos. Recursos de jogabilidade em estilo de plataforma navegando e explorando corpo para combater o câncer.

Jogo 4 – Defensor de célula tronco: Você é um poderoso nanobot projetado para proteger os glóbulos brancos de uma invasão bactéria – e você tem o que é preciso para vencer. O jogo de arrastar e soltar manobra o nanorrobô para cultivar células boas para combater uma infecção bacteriana desagradável. Poderosas bombas antibióticas são usadas para acabar com o exército bacteriano invasor.

Jogo 5 – Agitação de alimentação: Devorar bactérias e células cancerígenas para derrotar o câncer e infecções como um glóbulo branco ou quimioterápico. O estilo de jogo de plataforma permite que os jogadores explorem o corpo humano e o progresso ganha melhorias que tornam os jogadores ainda mais poderosos.

Jogo 6 – Operações especiais: Este jogo de bônus é desbloqueado jogando 5 níveis de cada um dos outros Re-Mission 2 jogos. Os jogadores destroem vermes cancerígenos invadindo o corpo em fotos icônicas jogabilidade estilo arcade. O jogo está disponível para download e disponível para jogar offline.

Principais projetos de pesquisa que informaram o desenvolvimento do Re-Mission:

Re-Mission™ Outcomes Study
Data originally published in the medical journal Pediatrics.

Re-Mission™ Attitudes Study in the Brain
Data originally published in the scientific journal PLoSONE.

Para mais informações sobre nosso processo de desenvolvimento de jogos baseado em pesquisa, leia o artigo Hopelab’s Approach to Re-Mission, publicado no International Journal of Learning e Media.

About the Author

Rafaela da Silva Melo

31 anos, Pedagoga, apaixonada por livros, filmes, músicas, quadrinhos, animais, natureza, boa comida e viagens.

Deixe uma resposta