TERESA: um sistema de telepresença socialmente inteligente

TERESA é um projeto FP7-ICT-2013-10 financiado pela Comissão Europeia. O projeto é coordenado pela Universidade de Amsterdam (Holanda) e inclui o Universidade de Twente (Holanda), Universidade Pablo de Olavide (Espanha), Imperial College de Londres (Reino Unido), Universidade de Oxford (Reino Unido) e o centro especializado MADoPA (França).

O projeto TERESA (Agente Social de Aprendizagem por Reforço de TELEpresença) visa desenvolver um robô de telepresença de inteligência social sem precedentes, ajudando assim preparar o caminho para a implantação de robôs em ambientes como residências, escolas e hospitais que requerem interação humana substancial. Em sistemas de telepresença, um controlador humano interage remotamente com as pessoas, guiando um robô localizado remotamente, permitindo que o controlador fique mais fisicamente presente do que com a teleconferência padrão.

A TERESA é construída sobre o dispositivo de telepresença Giraff, que consiste em uma tela de vídeo acoplada a uma base com rodas. O dispositivo pode ser controlado através de um computador por um usuário em um local remoto, cuja face aparece na tela de vídeo do dispositivo. Tem uma câmera, microfone e um alto-falante para permitir a videoconferência.

Para mais informações: http://teresaproject.eu/

About the Author

Rafaela da Silva Melo

31 anos, Pedagoga, apaixonada por livros, filmes, músicas, quadrinhos, animais, natureza, boa comida e viagens.

Deixe uma resposta