Artigos, Educação, Infância, Livros, Tecnologia

Capítulo de livro: A pesquisa em produção cultural em tecnologia móveis para crianças

Posted on

Gostaria de compartilhar com vocês o capítulo do livro de título: Educação em debate: cercanias da pesquisa, organizado por Cláudia Fuchs, Ivan Luís Schwengber, Jenerton Arlan Schütz pela Editora Oikos.

O capítulo que escrevi está na sessão VI – A Educação Infantil em debate,  e tem por título:  A pesquisa em produção cultural em tecnologias móveis para crianças, que tem como objetivo central a de analisar a produção cultural para crianças desenvolvidas nos tablets infantis com o propósito de compreender como tais produtos interagem, modificam e colaboram na constituição das infâncias e crianças contemporâneas, em especial aquelas que vivem nos centros urbanos, na formação de novos hábitos reconhecendo como consumidoras e usuárias de tecnologias digitais e, por fim, analisando se tais tecnologias possuem algum tipo de potencial pedagógico para uso em escolas e outros espaços educacionais. 

Destaco no texto o estado da arte sobre a produção cultural para crianças no Brasil, com ênfase nas principais referências da última década sobre o tema e a minha análise dos tablets infantis escolhidos para compor o corpus da minha pesquisa. 

Espero que apreciem meu texto! 

 

Sobre o livro:

“A obra, organizada em oito sessões e trinta e seis capítulos, aborda inúmeras questões contemporâneas, a exemplo de condições de gênero; migração; violência; pesquisa na educação; literatura e outras formas de arte; culturas; políticas educacionais; processos de aprendizagem; pedagogias e metodologias, entre outras. Distintas perspectivas são apresentadas a partir de diferentes janelas teóricas e metodológicas. O livro retrata, assim, a heterogeneidade, a pluralidade e a diversidade de enfoques nas pesquisas em educação. Os artigos abordam diferentes olhares sobre conteúdos e metodologias, num movimento entre a amplitude e a especificidade, isto é, em análises que assumem conjunturas mundiais e internacionais e, também, nacionais e regionais.”

Comprar o livro impresso ou fazer download grátis do E-book neste link.

ISBN 978-85-7843-800-5

Deixe uma resposta