Acesso Aberto, Comunicação, Documentários, Educação, Pelotas

Documentário “Olhares sobre Pelotas – A sociedade do Charque”

Posted on

“Com pesquisa, roteiro e direção de Leonardo Tajes Ferreira, e apresentação de André Pereira, o documentário “Olhares sobre Pelotas – A sociedade do Charque” traz uma análise dos elementos que possibilitaram o crescimento urbano da cidade de Pelotas. Partimos do século 18, com a contribuição de Rafael Guedes Milheira professor do departamento de Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), abordando os conflitos entre europeus e as comunidades indígenas durante a exploração das terras que constituem hoje o estado do Rio Grande do Sul; Jonas Vargas, professor do departamento do curso de História da UFPel e autor do livro “Os barões do charque e suas fortunas” aborda as consequências da chegada de José Pinto Martins à região sul do estado, e a conjuntura político-econômica da sociedade pautada pelo comércio do charque e pela escravidão africana. Guilherme Pinto de Almeida, pesquisador do “Almanaque do Bicentenário de Pelotas”, traz um patamar sobre o cotidiano da freguesia de São Francisco de Paula, como também as influências arquitetônicas que marcaram cada período histórico da localidade.

Tratando sobre a cultura doceira da região, a professora do curso de Antropologia da UFPel e coordenadora do “Inventário Nacional de Referências Culturais”, Flávia Rieth, e a antropóloga Marília Floôr Kosby, integrante da equipe organizadora do Inventário. Resgatando a memória e a representatividade negra na sociedade pelotense, esta produção conta com a participação do jornalista Carlos Machado, do historiador Fábio Gonçalves e do representante do Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo, Raul Borges Ferreira. Chegando ao contexto social do final do século 19, temos a contribuição do historiador Daniel Barbier, que nos traz as premissas que basearam a fundação da Biblioteca Pública Pelotense e seu significado para a cultura local. Para conhecer a história da formação do segundo loteamento urbano de Pelotas assista ao documentário “Olhares sobre Pelotas – Praça Cel. Pedro Osório”, disponível em:

Ou neste link: https://www.youtube.com/watch?t=293s&v=LuSDyg964LY&fbclid=IwAR1lhxw6iCDaTERgrj3fZptppSLQsA5Rom4R3wdVzcNMg-Ryvrxn46_jT_c&app=desktop

Deixe uma resposta