Cinema, Spoilers

Evitando o spoiler: pela arte de encantar

Posted on

Com a proximidade do lançamento do filme os vingadores muito tem se falado sobre evitar críticas e spoilers, que de acordo com o dicionário Aurélio se trata daquela pessoa que conta aquilo que vai acontecer, revelando detalhes importantes sobre algo, sem que o outro queira saber. 

A prática do spoiler é reflexo de uma cultura em que a ansiedade tornou-se traços da personalidade humana. Para mim quando se evita spoilers se protege e reafirma algo que chamo como a arte de encantar, pois quando se guarda algo por um tempo proporcionamos ao outro experiências de surpresa, de encantamento, de tristeza, de risos, de decepção, de raiva que as artes em gerais objetivam nos dar.

Não é apenas uma questão de alguém que se torna “chato” ou deselegante, mas de uma cultura que retira do outro experiências significativas, possibilidade de reflexões e constituição de identidades e tantas outras coisas em apenas tuíte. 

Por essas e outras que acredito que a arte de encantar que tanto a industria cinematográfica investe milhões por ano, valores estes que nem sempre retornam em bilheteria, além da pirataria e redução no número de pessoas que adquirem filmes, frequentam cinemas, teatros, compram cd’s, games, etc,. além de tantas outras questões que sem sombra de dúvidas devem desanimá-los devem ser promovidas.

Deixe uma resposta