Educação, Tecnologia

Aplicativos Infantis recolhem dados de crianças e não avisam aos pais, diz estudo

Posted on

NOVA YORK – Relatório da americana FTC (Federal Trade Commission) revela que fabricantes de aplicativos estão deixando de fornecer aos pais informações adequadas sobre como seus aplicativos coletam e distribuem informações sobre suas crianças, apesar das advertências do governo americano.

Segundo o site “PC Magazine”, aplicativos móveis absorvem uma quantidade “alarmante” de dados sobre crianças sem divulgação.

A comissão concluiu hoje que, mesmo tendo a FTC lançado um relatório semelhante em fevereiro passado, pouco mudou desde então.

Na maioria dos aplicativos populares, não há uma boa maneira para os pais descobrirem que tipo de dados estão sendo coletados de seus filhos, nem se tais dados estão sendo compartilhados, e nem quem tem acesso a eles. Muitos destes aplicativos se conectam a redes sociais e silenciosamente enviam informações a terceiros, de modo que os pais ficam muitas vezes no escuro.

“Enquanto pensamos que a maioria das empresas tem as melhores intenções quando se trata de proteger a privacidade de crianças”, nós não vimos nenhum progresso quando a questão é garantir que os pais tenham certeza sobre quais informações eles precisam para fazer escolhas informadas sobre aplicativos para seus filhos”, disse o presidente da FTC, Jon Leibowitz, em um comunicado. “Na verdade, nosso estudo mostra que os aplicativos infantis desviam uma quantidade alarmante de informações a partir de dispositivos móveis sem revelar este fato para os pais.”

Leia mais sobre esse assunto em: http://oglobo.globo.com/tecnologia/apps-recolhem-quantidade-alarmante-de-dados-sobre-criancas-7000752#ixzz2tU1YDhSC

Deixe uma resposta