Educação, Palavras do Ano

Palavras do ano 2019, segundo o Dicio

Posted on

Que rufem os tambores! Muita expectativa, ansiedade, barracos de família e até spoilers marcaram a divulgação da lista mais aguardada do ano, mais do que a lista de aprovados no ENEM: as palavras do Dicio em 2019. Que em minha opinião são mais tops que o Top Corgi. E vamos a lista!

Fake News

O termo Fake News que, segundo o dicionário Merriam-Webster, começou a ser usado no final do século XIX, chegou com força total no Brasil em 2019. Definido como notícias falsas compartilhadas como verdadeiras, tem seu sentido vinculado especialmente a contextos políticos.

Buraco Negro

Pela primeira vez na história, a imagem de um buraco negro foi revelada em 2019. Ela traz um enorme círculo negro no centro de uma galáxia. Cientistas comemoraram este feito pela sua extrema dificuldade, pois o campo gravitacional de um buraco negro atrai para o seu interior tudo o que está à sua volta. Genial, não?

Burnout

2019 também foi um ano muito cansativo para muita gente, especialmente para quem trabalhou em excesso. A Síndrome de Burnout, ou simplesmente Burnout, é definida como um distúrbio psíquico ocasionado pelo excesso de trabalho, que pode levar à exaustão extrema, estresse generalizado e esgotamento físico.

Sextar

Sexta-feira chegou! É hora de sextar? 2019 foi o ano em que sextar foi muito usado e parece que veio para ficar. Sextar é uma palavra nova muito utilizada em contextos informais para anunciar o início do final de semana ou a chegada da sexta-feira, normalmente com sentido carregado de empolgação e de felicidade. #sextou

Amazônia

A Floresta Amazônica esteve no centro de diversas polêmicas durante o ano de 2019, especialmente pelo aumento de focos de incêndio. A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, que se estende por 9 países sul-americanos, e tem a maior bacia hidrelétrica do planeta, tem sido alvo de ataques constantes, o que a deixa sempre em evidência.

Obesidade

2019 trouxe a notícia de que os brasileiros atingiram o maior índice de obesidade dos últimos treze anos. Segundo uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, o número de obesos no país aumentou 67,8%. A obesidade se define pelo acúmulo anormal de tecido adiposo no organismo de um indivíduo, e consequente aumento de peso.

Lacrar

Fechar uma carta com lacre ou arrasar? Os dois sentidos são possíveis usando o verbo lacrar. Em 2019, algumas pessoas lacraram cartas, outras discussões. Lacrar, como gíria, indica que alguém arrasou, saiu-se bem, ou fechou uma discussão sem deixar opções para respostas.

Incêndio

A palavra incêndio apareceu em variadas circunstâncias este ano, não só para se referir à Amazônia, mas também para marcar dois acontecimentos trágicos: o incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris, e o fogo que conflagrou o Alojamento do Flamengo, no Rio de Janeiro, este último deixando 10 mortos.

Barragem

Barragem é uma estrutura de terra construída para armazenar rejeitos ou resíduos provenientes da mineração. Em 2019, o rompimento da barragem de Brumadinho, Minas Gerais, foi considerado um dos maiores desastres ambientais do país, com centenas de mortes, o que deu origem a uma comoção nacional na tentativa de ajudar os sobreviventes.

Biscoiteiro

Em 2019, o biscoiteiro deixou de ser aquele que faz biscoitos, e passou a designar também aquele que quer biscoitos, quer atenção. A gíria deriva do verbo biscoitar e define aquela pessoa que faz tudo para aparecer, para receber elogios ou curtidas em postagens nas redes sociais. Também pode ser usada no feminino, biscoiteira, com o mesmo sentido.

Minha escolha: Registro

Registro é uma forma de fazer persistir determinada informação durante um período de tempo e a ação de registrar algo; ou resultado dessa ação. Em inglês, register, significa “an official list or record, for example of births, marriages, and deaths, of shipping, or of historic places.” In the late Middle English: from Old French regestre or medieval Latin regestrum, registrum, alteration of regestum, singular of late Latin regesta ‘things recorded’, from regerere ‘enter, record’. Register e Record são palavras sinônimas na língua inglesa, mas utilizada com finalidades diferentes. 

Deixe uma resposta