Sobre Mim

Foto tirada em 2020 na Academia Pernambucana de Letras.

1. Informações gerais

Nasci aos 19 de outubro de 1986, no Município de Paulista, Pernambuco, Brasil. Sou filha de Ivo Batista de Melo e Maria Rosânia da Silva Melo.

Sou divorciada e não possuo filhos do casamento anterior.

Minha profissão é escrivã real do Brasil para outras casas reais e nobres da Europa.

Tenho sido voluntaria da ONG Hospitalhaços, no Hospital da Restauração em Recife, Pernambuco.

2. Infância e juventude 

Cresci em cidades como Mossoró-RN, Recife e Paulista e morei em cidades como Porto Alegre e Pelotas-RS nos últimos anos. 

Gosto de animais, música, cinema, flores, esportes (patinação artística, patinação no gelo, natação, basketball e vôlei de praia), livros, artes, viagens e de ir para festivais. Posso falar, escrever e ler textos em Inglês, Espanhol e Francês. Gosto de bandas de indie rock da Escandinávia e do Reino Unido, estou aprendendo sueco e em breve vou ter aulas de latim.

3. Educação

Sou Licenciada em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tenho um mestrado em andamento na linha de pesquisa estudos sobre as infâncias no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pausado em 2018. 

Aprendi a ler aos 4 anos e a escrever aos 5 anos em casa com a minha mãe. Realizei meus estudos em escolas particulares e alguns anos em escolas públicas.

Ingressei na área da Educação ao dar aulas particulares e formação básica em língua estrangeira, primeiro em minha própria residência e depois em domicílio nos diferentes bairros da cidade de Recife, em meados de 2004, com o objetivo de auxiliar os estudantes a atingirem seus objetivos educacionais.

Durante minha juventude desenvolvi várias atividades tais como: participação em debates, grupos de dança, canto coral, organização de eventos acadêmicos e de caridade, grupos de jovens, acampamentos, fiz aulas de desenho, pintura, artesanato, fotografia e culinária.

Tive aulas de teclado, violão e canto coral e toquei pratos em uma banda marcial.

Realizei diversos cursos de aprimoramento profissional e formação complementar tais como: Curso de Informática Básica (com atualização em 2020), Arquivologia, Controle Social, UN E-Government Survey, Fotografia, Ética na Administração pública, Introdução à Ciência Política, Auxiliar de Secretariado, Preparação ao Voluntariado, Maquiagem básica, Lei de Acesso à Informação, Publicidade e Propaganda, dentre outros.

4. Atividades complementares

Fiz trabalhos voluntários tais como: dar aulas para crianças, jovens e adolescentes, obras de caridade (participação em campanhas do quilo), gincanas para arrecadação de alimentos e cesta básicas para famílias carentes, ação social (corte de cabelo, distribuição de alimento, sopa, brinquedos, produtos de higiene, etc.).

E também, organização de almoços beneficentes, distribuição de almoços para moradores de rua, bazar e brechós para ajudar grupos de jovens, famílias carentes e animais, participei de campanhas sobre violência de gênero, conservação de animais, revitalização de patrimônios e preservação de áreas verdes.

Viajei para conhecer famílias numerosas e paupérrimas na Bahia e no sertão de Pernambuco, moradores de rua e imigrantes em Londres e, ainda projetos de geração de energia, saúde e saneamento e economia criativa.

5. Religião 

Fui batizada na Igreja Católica, meus padrinhos são os meus avós maternos, fiz a primeira comunhão em 1998. Professo a fé católica, entretanto, também frequentei igrejas protestantes em meu bairro e próximas dos lugares onde estudei. Minha Santa Padroeira é a Santa Espanhola Rafaela Maria Porras y Ayllón.

Realizei muitas atividades nas igrejas que frequentei: como cantar na banda da igreja, escrever música em transparências, ser a solista no casamento da Heloísa (irmã do Dorvalino), viagens de missões, dar aulas na escola dominical na classe dos jovens, realizar visitas a membros afastados, eventos de férias, acampamentos, estudos no seminário e eventos para arrecadação de fundos. Atualmente, estou realizando o curso de crisma no Mosteiro de São Bento com o irmão Tarcisio Botelho. 

6. Na universidade

Ao ingressar na Universidade, participei de atividades de pesquisa, ensino e extensão, das quais resultaram em publicações (artigos, capítulos de livros e trabalhos técnicos) na área de educação, tecnologias livres e proprietárias, gênero, infâncias, gestão e educação infantil. Participei do desenvolvimento de aplicativos educativos e plataformas educacionais criados para a melhoria dos indicadores educacionais e inclusão digital.

Nas minhas publicações, analisei produtos e produções culturais para crianças ou sobre crianças como filmes, seriados, reality shows, desenhos animados, aplicativos, games, brinquedos e tecnologias. Nas horas vagas, escrevo livros de artistas e catalogo filmes antigos em um blog.

Em 2014, fiz um curso de verão na Universidade NOVA de Lisboa em Portugal, sobre Análise qualitativa assistida por computador com o uso do software Atlas.ti, fui monitora da disciplina Ensino e Identidade Docente ministrada pela Professora Marie Jane Soares Carvalho e coordenei ações de extensão universitária voltadas para estudantes do Normal Médio. Também passei a contribuir com projetos como a Wikipédia, Wikiplants, Wikilivros, Wikinoticias, Wikiversidade, Wikivoyage, Wikisource, outros.

Fui convidada a dar palestras e oficinas para professores, estudantes e publico geral sobre tecnologias que podem ser incorporadas na educação e utilizadas como recursos didáticos. Escrevi textos para sites, revistas, fui convidada a apresentar um programa de rádios e dar entrevistas na mídia.

Visitei as seguintes universidades: University of London, Universidade Nova de Lisboa, Old Royal Naval College em Greenwich e Universidad de La Republica. 

Meu trabalho de conclusão de curso, pretendeu oferecer contribuições para os gestores, formuladores de políticas públicas, pesquisadores da área e entidades da sociedade civil sobre a necessidade de maior investimento na formação inicial, Pós-Graduação e Formação Continuada dos docentes lecionam a crianças com 0 aos 6 anos no Rio Grande do Sul, por meio de dados estatísticos do perfil da formação de professores.

Em minha dissertação de mestrado, trato sobre produtos eletrônicos para crianças, tais como os tablets infantis fabricados entre 2010 a 2014 comercializados no Brasil, sob a ótica das teorias sobre as culturas infantis. Caso seja aprovada no processo seletivo do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, irei concluir esta etapa em 2023. 

Mais sobre minhas atividades acadêmicas em:

7. Vida Política e negócios

Criei em 2019, um grupo de comunicação e mídia, o Grupo Melo que possui os seguintes veículos:

  1. Jornal o olho (Seu Jornal, Seu Lugar!)
  2. O PAULISTA (A serviço da informação em Paulista)
  3. O tabloide ACHEI! (A serviço da informação)
  4. A Editora Coloratura (Livros clássicos para esta geração de leitores)
  5. A Radio Lírica FM (clássicas, operas e eruditas brasileiras) tem uma faixa de transmissão que faz da Fundação Padre Anchieta, conforme disposto em registro nobiliárquico a ser localizado.
  6. A Tv Legato (A TV que combina com você!), que possui um pequeno canal que faz parte do Grupo Bandeirantes de Televisão, conforme disposto em registro nobiliárquico a ser localizado.
  7. A Papelaria Leggero (materiais escolares e artigos de escritório)
  8. Revistas Mídia & Infância e mais recentemente, a Revista Nome de bebês.

E elaborei projetos sobre leitura em cidades com poucos leitores como: Ler é bom e faz bem!, visite uma biblioteca, Leitura no Metrô e Bibliotecas Físicas e Móveis e outros como o Festival Internacional do Biscoito, sobre Catalogação de ruas e bairros na Wikipedia (Projeto Ruas do Recife, Paulista e Olinda) e de biografias. Tenho ainda um projeto de construção de uma biblioteca-ginásio esportivo cuja a viabilidade esta em analise, que será localizada próximo ao Viaduto Tranquedo Neves no Ibura de Baixo, em parceria com a família real da Noruega.

Fundei em agosto de 2018, a FPVC Fundação Pero Vaz de Caminha.

Estou ainda, aguardando a convocação em um Concurso Público.

8. Prêmios

  • 4ª série: Medalha de mérito por boas notas no Centro Educacional Singular.
  • 5ª série: Destaque na feira de ciências com o tema: estação de tratamento da água na Escola Professora Generosa Gil Perez.
  • 8ª série: Finalista no torneio de damas no Colégio Polo.
  • 1º ano: Presidente do Grêmio Estudantil e organizadora da abertura dos jogos internos do Colégio da Aritha Giselly.
  • 2º ano: 2º lugar na feira de ciências do Colégio Americano Batista com o tema: Japão.
  • 2º ano: Destaque no ranking de leitores assíduos da biblioteca do Colégio Americano Batista.
  • 3º ano: Aprovada na primeira fase do vestibular da Covest-Universidade Federal de Pernambuco.
  • 2005: Aprovada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO).
  • 2007 e 2008: Conheci mais de 50 municípios do Estado de Pernambuco.
  • 2010: Contribui com os dicionários Merriam Webster e Cambridge Dictionary.
  • 2009: Aprovada em Gestão em Turismo do Instituto Federal de Pernambuco e em Bacharelado em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco.
  • 2011: Aprovada em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • 2016: Aprovada no Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018: Conheci mais de 20 municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
  • 2017: TOEFL ITP (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas) Nível A2.
  • 2018: Aprovada em Medicina na Universidade Federal de Pelotas, em Letras-Português na Universidade Federal do Pampa (Campus Jaguarão) e em Jornalismo na modalidade portadora de diploma no (Campus São Borja). O verbete folderol entrou no trendlist do Merriam Webster dictionary, permanecendo nesta posição por duas semanas.
  • 2018: Proficiência em Inglês – CAPLLE/UFRGS.
  • 2019: Registro de Citoyen du Monde.
  • 2020: Entrada na Academia Pernambucana de Letras.

Outros prêmios

Em 2014, no XI Salão de Ensino o trabalho: “A sinergia entre a educação a distância e os Recursos Educacionais Abertos na criação de apps móveis por alunos da licenciatura existe?” em parceria com Cintia Boll e de autoria de Ricardo Cortez Lopes, foi indicado ao prêmio de melhores praticas de ensino.

Em 2014, fui aprovada na seleção de Classificadores Externos Titulares do Projeto Classifique (Apoio ao Monitoramento de Jogos eletrônicos e Aplicativos para Dispositivos Móveis) do Ministério da Justiça.

Em 2014, integrei a equipe que venceu em 3° Lugar no II Hackathon de Dados Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e a Fundação Lemann com a Plataforma CultivEduca.

Em 2016, no XXVIII Salão de Iniciação Científica, o trabalho (GEO)VIOLÊNCIAS: um aplicativo de geolocalização para discutir as violências de gênero, orientado pela professora Jane Felipe de Souza foi indicado ao prêmio de jovem pesquisador.

Em 2016, obtive Láurea Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9. Publicações 

Capítulos de Livros

  • 2015: Cultura Digital e Recursos Educacionais Abertos (REA): Mídias Móveis e Desafios Contemporâneos. In: Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente. (Org.). Educação com Tecnologias1ª Ed. Porto Alegre: Cidadela, 2015, v. 1, p. 59-73. Em parceria com Cíntia Inês Boll.
  • 2016: (GEO)VIOLÊNCIAS: um aplicativo de geolocalização para discutir as violências de gênero. In: Edvaldo Couto, Cristiane Porto, Edméa Santos. (Org.). App-learning: experiências de pesquisa e formação. 1ª Ed. Salvador: EDUFBA, 2016, v. 1, p. 39-50. Em parceria com a Professora Jane Felipe de Souza.
  • 2017: Educação em saúde e formação dos professores/as: o corpo sobre múltiplos olhares. In: Catharina Silveira; Marta Friederichs; Rosângela Soares; Rosimeri Aquino da Silva. (Org.). Educação em Gênero e Diversidade. 1ª Ed. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2017, v. 1, p. 1-16. Em parceria com a Pedagoga Camila de Fatima Krug.
  • 2018: Formação de Professores da Educação Infantil no Rio Grande do Sul nas estatísticas educacionais. In: Daniel Skrsyscsak; Jenerton Arlan Schütz. (Org.). Debates contemporâneos em educação. 1ª Ed. São Paulo: Editora Dialogar, 2018, v. 1, p. 51-67.
  • 2018: A pesquisa em produção cultural em tecnologias móveis para crianças. In: Cláudia Fuchs; Ivan Luís Schwengber; Jenerton Arlan Schütz. (Org.). Educação em debate: cercania de pesquisa. 1ª Ed. São Leopoldo: Oikos, 2018, v. 1, p. 281-299.
  • Artigos em Periódicos e Journais
  • 2013: O Espaço Paulo Freire do FISL como lócus de compartilhamento de conhecimento e aprendizagem colaborativa. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1. Em parceria com Wilkens Lennon.
  • 2013: Avaliação de Software Livre Educacional: Investigando o potencial de utilização do KDEdu nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Texto Livre, v. 6, p. 1-17. Em parceria com Breno Bragatti.
  • 2014: Cultura Digital e Educação: desafios contemporâneos para a aprendizagem escolar em tempos de dispositivos móveis. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10. Em parceria com Cintia Boll.
  • 2014: Aplicativos Educacionais Livres para Mobile Learning. Revista Tecnologias na Educação, v. 10, p. 1-15.
  • 2014: O Uso do Software Livre e a Construção da Aprendizagem Colaborativa: Limites e Possibilidades do Programa Um Computador Por Aluno. RESI: Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 13, p. 1-12. Em parceria com Ana Beatriz Gomes Carvalho.
  • 2014: Infâncias Glitz: um estudo sobre as imposições dos concursos de beleza aos corpos infantis. Revista Zero-a-Seis (Florianópolis), v. 1, p. 045-058. Em parceria com Rosangela Soares.
  • 2014: Universo Móvel: um Aplicativo Educacional Livre para Dispositivos Móveis. Revista Texto Livre, v. 7, p. 34-48. Em parceria com Breno Bragatti e André Machado.
  • 2014: Crianças Mobile: tecnologias móveis e as novas estratégias de marketing infantil. Revista Anagrama (USP), v. 8, p. 1-16. Em parceria com Breno Bragatti e André Machado.
  • 2014: O Universo no bolso: tecnologias móveis de apoio didático-pedagógico para o ensino da Astronomia. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10. Em parceria com Breno Bragatti.
  • 2018: La Producción Cultural De Tabletas Infantiles. IOSR Journal of Research & Method in Education, v. 8, p. 43-48.

Próximos artigos

  • O estado da arte da indústria brasileira de produtos eletrônicos para crianças 
  • Minha rua tem plaquinha? uma educação para o bairro e questões locais 
  • A história do Documento de Nascidos Vivos (DNV) no Brasil 
  • Sabichão: uma avaliação sobre a proposta pedagógica de um tablet educativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental  
  • O modelo pedagógico jesuítico do Ratio atque Institutio Studiorum e alguns apontamentos contemporâneos sobre a Educação Básica no Brasil
  • As tábuas de escrita nos métodos e instrumentos de ensino da antiguidade à modernidade
  • O registro infantil de crianças nas igrejas neopentecostais do nordeste
  • Uma sala de aula ideal: selecionando materiais para a decoração da sala de aula
  • O Método Palmer de caligrafia comercial: um estudo sobre os métodos de treino de escrita escolar 
  • Smartbabies: a inteligência e a interação dos bebês em tempos de Tecnologias Móveis e Internet das Coisas (IoTs)
  • SmartBabies: contribuições da inteligência artificial em torno do conceito aplicado as tecnologias móveis para crianças  
  • Tablets Infantisum estudo comparativo sobre as recomendações de uso de tablets por crianças e bebês pela Sociedade Brasileira e Americana de Pediatria em 2015
  • As férias escolares na agenda dos formuladores de políticas públicas
  • Baby.app: um estudo sobre os aplicativos móveis para ninar bebês e crianças pequenas
  • Meow Mobile: aplicativos móveis para o entretenimento de gatos e cachorros
  • Solidarity (Social Mobile Apps): aplicativos móveis para economia criativa (em avaliação)
  • The Voice Kids: um estudo sobre o perfil dos finalistas, figurinos e escolha do repertório para as audições

10. Aparições Públicas

  • 1986: Batismo na Igreja Católica no Município de Paulista.
    1987: Homenagem ao homem mais forte do mundo, o alemão Paul Trappen nascido em 1887.
  • 1992: Dama de Honra no casamento da Maria do Carmo, Festa de Natal do SESI e outras festividades.
  • 1993: Desfile Cívico como estudante, representando a Bela Adormecida no pela Escola Chapeuzinho Vermelho no COHAB.
  • 1994: Desfile Cívico como estudante convidada, segurando uma placa com homenagem ao automobilismo pela Escola Novo Rumo no COHAB.
  • 1994Dama de Honra na formatura do ABC de Marcos e Luciano.
  • 1998: Primeira Eucaristia na Capela Imaculada Conceição Aparecida em Pau Amarelo (Paulista).
  • 1999: Visitas a fábrica de sorvetes Kibon do grupo Heartbrand no Curado, ao IBAMA (Centro de Pesquisa e Conservação do Peixe-boi) em Itamaracá e apresentações na Banda Marcial da Escola Elvira Ramos Rocha.
  • 2001 e 2002: Interpretei o papel da esposa do Rei Herodes Antipas, Elpis, no espetáculo “A Paixão de Cristo do Colégio Aritha Gisely.
  • 2002 e 2003: Backing vocal no Grupo de Louvor da Igreja Bíblica Cristã todos os domingos e nas quintas-feiras.
  • 2002: Backing Vocal em trio elétrico com a Banda Família na Marcha para Jesus na Av. Boa Viagem.
  • 2003: Coreografia representando o Japão no Colégio Americano Batista.
  • 2003 e 2004: Primeira Soprano no Coral da Primeira Igreja Batista em Dois Rios e apresentações fora da Igreja.
  • 2004: Apresentação no Grupo de Dança do Colégio Americano Batista.
  • 2004: Paródias das músicas Amor Perfeito de Roberto Carlos Sk8er Boi de Avril Lavigne na gincana de matemática, no Colégio Americano Batista.
  • 2005: Ensaio de Think of me (Andrew Lloyd Webber) de “O Fantasma da Ópera”.
  • 2006: Vocalista no Grupo de Louvor da Igreja Congregacional da Lagoa Encantada todos os domingos.
  • 2006Desfile cívico como professora do Centro Educacional Singular, no COHAB.
    2007Desfile cívico como professora do Colégio Tempo de Crescer, no COHAB.
  • 2007 e 2008: Primeira Soprano no Coral Orlando de Vasconcelos na Igreja Presbiteriana da Boa Vista e varias apresentações natalinas.
  • 2012 a 2017: Presença em reuniões de condomínio em Porto Alegre-RS, presença em reuniões docentes e discentes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e participação em eventos da direção da Faculdade de Educação.
  • 2014: Visita técnica ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
  • 2015: Defendi o Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia de título “O perfil da formação docente na Educação Infantil no Rio Grande do Sul e os desafios para as políticas públicas“, orientada pelas professoras Dra. Marie Jane Soares Carvalho e Dra. Jane Felipe de Souza, no dia 08 de dezembro de 2015, na sala 605 na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a banca examinadora composta pelos Professores Dr. Alceu Ferraro e Dra. Juliana Machado, sendo aprovada com com conceito A. 
  • 2016: Vi pela primeira vez a Gutenberg Bible na British Library e a Rothschild Bible na Christie’s, conheci a ONG Cataventus e fiz um curso de voluntariado no SESC-RS. Primeira soprano no coral PortoAlegretto na Casa da Música com os seguintes títulos: Mary Sings a Lullaby, La Violette, Fascinação, Bring me Little water, Silvy! e voluntária no grupo Cozinheiros do Bem – Food Fighters todos os sábados do segundo semestre de 2016, em Porto Alegre-RS.
  • 2017:  Prestei concurso público para o Itamaraty (Concurso de Admissão à Carreira Diplomática). Defendi o projeto de dissertação de Mestrado de título “Smartbabies: Tecnologias Móveis na produção de culturas para infância”, no dia 10 de agosto de 2017, na sala 512 na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a banca examinadora composta pelos Professores Dra. Maria Carmem Silveira Barbosa, Dra. Cintia Ines Boll e Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho, tendo sido aprovada com conceito A. Outras aparições foram na Exposição Internacional de Gatos de Raça na Casa do Gaúcho, Aniversários, Jantares, Confraternizações, visita as igrejas católicas, eventos sociais, feiras e tecnologias e exposições de artes. 
  • 2018: Ensaio de Willow Song de Douglas Moore e leitura e estudo de Die Fledermaus de Johann Strauss em Pelotas-RS. Comecei a cursar Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas – RS, mas por ter outras prioridades eu tive que cancelar o curso e prestei concurso para a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência). Outras aparições foram no Reveillon no Laranjal, Carnaval de rua e de bloco em Pelotas e Jaguarão, 8º Festival Internacional SESC de Música, Saraus literários da UFPEL, eventos promovidos pelos estudantes, Acampamento dos Jovens da Igreja Presbiteriana de Pelotas, Festival de Cinema Soviético, Exposição no Museu do Doce, Eventos no Mercado Publico, visita a um hospital psiquiátrico e palestras, FENADOCE e convite para digitalizar os seguintes textos para a WikisourceSome facts concerning the New York State College of Agriculture at Cornell University de Herbert John Webber, The Book of Repulsive Women de Djuna Barnes, The Ninety-Five Theses de Martin Luther, Mars. I. Atmosphere, Mars. II. The Water Problem, Mars. III. Canals, Mars. IV. Oases, de Percival Lowell, contestei a inserção da Carta de Pero Vaz de Caminha e solicitei a remoção do documento original, e ainda, realizei correções após a transcrição automática de cinco textos. No meu aniversario de 32 anos, vi pela primeira vez a Bíblia de Borso d’Este
  • 2019: Aniversário de Olinda, Paixão de Cristo de Olinda, Festival da Cerveja, Festival de Blues e Jazz, Festival da Tapioca, Artesanal Nordeste, Exposição no MAC-PE, VII Concerto no Teatro Santa Isabel: Banda Sinfônica da cidade do Recife sob regência de Nenéu Liberal Quino, Orquestra Sinfônica do Recife (Wolfgang Amadeus Mozart, abertura da ópera Don Giovanni), Coquetel Molotov e Festival do Samba, I Festival do Livro do Litoral Norte, visita a Diocese Anglicana do Recife e Abertura do Ciclo Natalino com o Coral Pró-Criança e Lucy Alves na Caixa Cultural, Apresentação do Emsemble Vocal Cantatus & Metaphora, abertura do natal em Olinda e Festival da Gastronomia de Olinda na Praça do Carmo. Assisti também, aos festivais Lollapalooza Brasil, Rock in Rio 2019, Glastonbury, Torneio de Wimbledon, Royal Ascot e outros. Em outubro deste ano, eu encontrei o meu livro “The Parish Registers of England” de John Charles Cox, que acompanha uma seleção de livros publicados pela Methuen & Co. em outubro de 1910. O original se encontra na London School of Hygiene & Tropical Medicine Library & Archives Services. E ainda, consegui obter um Reader Pass, para ter acesso ao catálogo da British Library e reservar livros para ler em breve!
  • 2020: Crisma no Mosteiro de São Bento em Olinda-PE planejada para abril, convite em análise para edição do texto Spermatogenesis and fecundization of zamia de Herbert John Webber e retomada da participação na transcrição de A Dictionary of Saintly Women v. 1 de Agnes Baillie Cunninghame Dunbar no Wikisource. Acompanhamento das atividades da Ordem de Cristo em Portugal e voluntariado semanal nos Hospitalhaços em Olinda (na brinquedoteca do Hospital da Restauração). Este ano participei dos eventos, Olinda da Gosto (Festival Gastronômico) no Mercado Eufrásio Barbosa, 119 anos da Academia de Letras e posse no novo presidente da APL, Lucilo Varejão Neto, lançamento do livro de Getulio Cavalcanti na APL, desfile no bloco dos ex-alunos do Colégio São Bento e visita ao abrigo de idosos Nossa Senhora de Lourdes, viu pela primeira vez o Bibliorum Tomus I, uma bíblia que faz parte da Coleção Plutei, que consiste em aproximadamente 3000 manuscritos e livros da coleção privada da família Médici, compareceu a Sessão ordinária da Academia Pernambucana de Letras e assistiu a conferencia do acadêmico Lourival Holanda com o tema, Clarisse Lispector voos no coração da infância, vi o papiro The Hanna Papyrus 1 (Mater Verbi) guardado na Bibliotheca in Cology, na Suíça e mais recentemente a tradução em andamento da página da Municipalidad de Rafaela no idioma Português, vi a Bíblia Hebraica e o Alfabeto civil com ensinamentos morais, conhecido como o “Livro do ABC de Pedro o Grande”.
  • Seus próximos compromissos são visitas ao abrigo Cristo Redentor, ao Gabinete Português de Leitura em Recife e a Pastoral da Criança.

11. Autoridades que conheci

José Alberto Mujica (Uruguai) em 2012, Tarso Genro 2013 e 2014 e Olívio Dutra em 2012. E membros da Família Real Brasileira.

14. Comparecimentos

Batismos, apresentação de crianças, batizados, velórios, casamentos, missas de 3º, 7º e 30º dia, Formaturas (ABC e Colação de Grau), 15 anos, Confraternizações, Festas de encerramento, visitas aos parentes distantes, festas de família, Chá de fraldas (bebê), Chá de panelas e Chá de casa nova.

15. Cultura – Óperas favoritas

  • The Telephone de Gian Carlo Menotti
  • Lucia di Lammermoor de Gaetano Donizetti
  • II Trittico de Giacomo Puccini.
  • Rigolleto, Aida, Nabucco, Il Trovatore e La Traviata de Giuseppe Verdi
  • The Ballad of Baby Doe de Douglas Moore
  • Le Grand Macabre de György Ligeti
  • Candide de Leonardo Bernstein
  • Die Fledermaus de Johann Strauss
  • Frankstein de Mark Grey
  • La Straniera de Vicenzo Bellini
  • Der Rosenkavalier de Richard Strauss
  • The Queen of Spades de Piotr Ilitch Tchaikovski.
  • Der Schauspieldirektor de Wolfgang Amadeus Mozart
  • Lo sposo deluso de Wolfgang Amadeus Mozart 
  • Il barbiere di Siviglia de Gioachino Rossini
  • L’oca del Cairo de Wolfgang Amadeus Mozart
  • The Magic Flute de Wolfgang Amadeus Mozart

16. Livros favoritos 

  • Biblia pauperum (Bíblia dos pobres)
  • A Carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel
  • Helena, de Machado de Assis
  • O Alienista, de Machado de Assis
  • O Guarani, de José de Alencar
  • O Gaúcho, de José de Alencar
  • A Senhora, de José de Alencar
  • O Tempo e o Vento, de Erico Veríssimo
  • Horto, de Auta de Souza
  • Etymologiae (Etimologia), de Santo Isidoro de Sevilha
  • Corografia Brazilica ou Relação historico-geografica do Reino do Brazil, do padre Manuel Aires de Casal
  • Chronographia ou repertório dos tempos: o mais copioso que te agora sayo a luz, conforme a noua reformação do Sancto Papa Gregorio XIII feito por Andre de Auellar
  • Ratio atque Institutio Studiorum Societatis Iesu (Plano e Organização de Estudos da Companhia de Jesus)
  • Flora brasiliensis: seu Enumeratio plantarum in Brasilia tam sua sponte quam accedente cultura provenientium
  • Flora Von Württemberg
  • Método Palmer de caligrafía comercial
  • Açúcar, de Gilberto Freyre
  • Cancioneiro Guasca, de João Simões Lopes Neto
  • Palabra de Dios a los hombres, de Madre Rafaela Maria Porras Ayalla
  • O inglês tal se fala no presente sem o auxílio do professor, de M. Oliveira Malta 
  • Atala, de François-René Chateaubriand
  • Mr. William Shakespear’s comedies, histories, and tragedies: faithfully reproduced in facsimile from the editions of 1623, 1632, 1664 e 1685.
  • De profundis, Oscar Wilde
  • Master Rockefellar’s Voyage, de W. Clark Russell

17. Vida e trabalho como nobre

Sou a 4ª Condessa de Melo e a 21ª Senhora de Melo, conforme o Nobiliário de famílias de Portugal (Tomo Oitavo) do livro  H.G. 40110 V. e (Tomo Vigésimo Sétimo), do livro H.G. 40115 V., ambos guardados na Biblioteca Nacional de Portugal e o registro no Dizionario biografico degli italiani 86: Querenghi-Rensi, guardado na Biblioteca Fundazione Collegio San Carlo em Modena, na biblioteca da Università di Bologna, na BiblioFe na Itália, e ainda na lista de hebreus perseguidos durante a inquisição.

Sou titular de um título nobiliárquico vitalício concedido pelo Conde de Melo, que o recebeu da Rainha Maria II de Portugal em 24 de janeiro de 1855.

Estou na linhagem dos Senhores de Melo, por ser neta do Senhor de Melo, Pedro Ivo de Melo, falecido em 1992.

Fui comunicada de ter sido agraciada em meu nascimento com um título nobiliárquico de Lady Wenlock, de Much Wenlock, England.

Foi-me concedido um brasão pelo Conde de Olivença, então Rodrigo Afonso de Melo, ou Rui Afonso de Melo, que recebeu em 21 de julho de 1424 por decreto real de D. Afonso V de Portugal, um dos primeiros vinte e sete cavaleiros a receber a Ordem da Torre e Espada. Construiu para sua filha, Philipa de Melo, em 1487, o Convento dos Lóios em Évora que foi atingido por um terremoto de 1755, mas que se encontra hoje em boas condições, sendo um patrimônio da igreja.

Realizei uma contribuição para a difusão do boletim Herdeiros do Porvir e outras atividades promovidas pelas Pro-Monarquia da Casa Imperial do Brasil.

Tenho a função de contar e registrar recém-nascidos, casados, mortos e róis de confessos em paróquias. E ainda, de registrar desastres, pestes ou pragas, tempestades, acidentes, incêndios, geadas e também escritórios, defendendo a criação de um instituto para registros oficiais.

Posso cuidar de uma biblioteca em um condado ou ducado, lavrar atas, transcrever livros e documentos para formato digital e também assiná-los, lecionar disciplinas da educação básica e organizar abrigos para animais e moradores de rua.

Posso abrir uma escola, um abrigo para idosos, pessoas sem moradia e animais, uma praça, um jardim, uma santa casa de misericórdia, um cemitério de animais, um hospital psiquiátrico, um espaço de recreação, uma escola especial, um ateliê e um cinema.

Posso verificar as condições de higiene, saneamento e cuidar da saúde básica de pessoas. Me interesso por estatísticas, dados demográficos e notícias sobre os nossos territórios.

Meus compromissos e atividades são realizadas mediante convite ou interesse particular.

Tenho como dever cuidar do Paço de Melo, uma concessão da povoação a D. Mem Soares de Melo, que foi Senhor de Melo e alferes-mor durante o reinado de D. Afonso II no século XII, e que no século XIX durante as invasões de Portugal pelas tropas de Napoleão, serviu de refugio e residência ao Bispo da Guarda. O Paço está localizado no Concelho de Gouveia, e ostenta um conjunto de armas Plenas de Melo sobre o pórtico da casa e um escudo oficial dos Melos.

Tenho como dever cuidar do The Priory of Wenlock, The Parish Church of Wenlock, Dale Abbey Chapel, Mompessons Well, Eyam Wingfield, Grave Stones e ainda, da Eyam Wingfield Manor House, todos localizados no Reino Unido, conforme o titulo nobiliárquico disposto em The Parish Registers of England por John Charles Cox, publicado em 1910, pela Methuen & Co, que se encontra guardado na Biblioteca da London School of Hygiene & Tropical Medicine.

Fui presenteada em 2018, com um lote de terras localizadas no Rio Grande do Sul, próximas do município de Santa Maria, as quais denominei como Nova Studen, Nova Baden, Nova Stuttgart e Nova Bienna, inspiradas em vilas da Alemanha e Suíça, as quais terão seus respectivos hinos, bandeiras e administração.

Como Condessa e Senhora de Melo, tenho registrado aqueles membros da família Melo mais notáveis, enfatizando a sua influência política, econômica, histórica e cultural no Mundo, através de suas posições e atividades, tais como personalidades políticas, artistas, comunicadores, escritores, poetas, acadêmicos, professores, diplomatas, juristas, ministros, médicos, nomes de ruas e avenidas, nomes de prédios e construções históricas, produtos e serviços.

Mandei confeccionar envelopes oficiais, papéis timbrados, blocos de papéis e cartões postais do Paço de Melo e do Priory of Wenlock, com a finalidade de serem utilizados para correspondências, felicitações e convalescenças.

Intenciono realizar um recenseamento bienal dos membros da família Melo no Brasil, seguindo os critérios destes serem fidalgos, latifundiários, senhores de engenho, nobres, letrados, humanos, autoridades e brasileiros. E no futuro, um levantamento anual de nascidos, aniversariantes, casamentos e falecidos.

Tenho enviado notícias sobre os membros da família Real no Brasil para os membros da Família Melo em Portugal.

Recentemente, fui comunicada de possuir uma égua à minha disposição na freguesia de Melo no Uruguai e em Portugal. 

Recebi um convite para estudar no Rosen Instituto de Hebraico, mas no momento tenho interesse em aprender mais sobre o método de ensino polonês e sobre o método de educação hebraica. 

Recebi um convite para participar da edição da Bíblia no Brasil, convite o qual aceitei.

Tenho emitido e recebido diversas correspondências pelo mundo, de pessoas de varias nacionalidades, organizado documentos, realizado pesquisas em bibliotecas e comparecido a maioria dos meus compromissos com o apoio financeiro da minha família.

Recentemente editei um livro, The Dumpy Proverbs, de Honor Charlotte Appleton, disponível em ebook e que será impresso quando houver fundos.

17. Documentos e títulos 

The Antiquarys Book. The Parish Registers of England by John Charles Cox (1910), published by Methuen & Co.
Brasão dos Melos.

Paço de Melo, em Gouveia, Portugal. Foto: Município de Gouveia.
Paço de Melo, em Gouveia, Portugal. Foto: Município de Gouveia.
Paço de Melo, em Gouveia, Portugal. Foto: Município de Gouveia.
Paço de Melo, em Gouveia, Portugal. Foto: Município de Gouveia.
The ruins of the estate known as “The Priory of Wenlock” currently belong to the 4th Countess of Melo. It is mentioned in the book “The Parish Registers of England” by J. Charles Cox in 1910, published by Methuen & Co.

A relação completa dos meus títulos nobiliárquicos e documentos se encontra neste link.