Sobre mim

Foto recente em Olinda 2019.

Sou Pedagoga formada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tenho um mestrado não concluído na linha de pesquisa estudos sobre as infâncias. Comecei a dar aulas particulares de assuntos gerais em meados de 2004, primeiro em minha própria residência e depois a domicílio em diferentes bairros da cidade de Recife.

Durante minha vida desenvolvi várias atividades tais como: participação em debates, grupos de dança, canto coral, organização de eventos acadêmicos e de caridade, grupos de jovens, acampamentos, fiz aulas de desenho, pintura, artesanato, fotografia e culinária.

Realizei diversos cursos de aprimoramento profissional e formação complementar tais como: Arquivologia, Controle Social, UN E-Government Survey, Fotografia, Controle Social, Lei de Acesso à Informação, Publicidade e Propaganda, dentre outros.

Fiz diversos trabalhos voluntários tais como: aulas para crianças, jovens e adolescentes, obras de caridade (participação em campanhas do quilo), gincanas para arrecadação de alimentos e cesta básicas para famílias carentes, ação social (corte de cabelo, distribuição de alimento, sopa, brinquedos, produtos de higiene, etc.), organização de almoços beneficentes, distribuição de almoços para moradores de rua, bazar e brechós para ajudar grupos de jovens, famílias carentes e animais, montei uma pequena biblioteca comunitária, participei de campanhas sobre violência de gênero, conservação de animais, revitalização de patrimônios e preservação de áreas verdes, viajei para conhecer famílias numerosas e paupérrimas na Bahia e no sertão de Pernambuco, moradores de rua e imigrantes em Londres e, ainda projetos de geração de energia, saúde e saneamento e economia criativa.

Meus últimos trabalhos incluem a criação de projetos de leitura na cidade (Ler é bom e faz bem!, Visite uma biblioteca, Leitura no Metrô e Bibliotecas Móveis) e sobre a catalogação de ruas e bairros (Projeto Ruas do Recife e Olinda). Tenho também em desenvolvimento uma suite de aplicativos sociais, chamada de Solidarity: Social Mobile Apps, voltados para a economia criativa e inovação. 

Possuo publicações (artigos, capítulos de livros e trabalhos técnicos) na área de educação, tecnologias livres e proprietárias, gênero, infâncias, gestão e educação infantil. Participei do desenvolvimento de aplicativos educativos e plataformas educacionais voltado para a melhoria dos indicadores educacionais e inclusão digital.

Analiso produtos e produções culturais para crianças ou sobre crianças como filmes, seriados, reality shows, desenhos animados, aplicativos, games, brinquedos e tecnologias. Nas horas vagas escrevo livros de artistas e catalogo filmes antigos em um blog.

Dou palestras e oficinas para professores, estudantes e publico geral sobre tecnologias que podem ser incorporadas na educação e utilizadas como recursos didáticos. Também escrevo notícias para revistas e cobertura de eventos. Gosto de fotografia, história, literatura, música, artes visuais e cinema.

Escrevi textos para sites, revistas, apresentei um programa de rádios e dei entrevistas na mídia. Sou sócia do Sindicato de Professores do Rio Grande do Sul, da Associação Software Livre e do Sindicado Nacional dos Editores de Livros. 

Obtive Láurea Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade de Educação da UFRGS em 2016. Em 2015 fui destaque no XXVIII Salão de Iniciação Científica com o trabalho “Metendo a colher?: um aplicativo educativo para discutir as violências de Gênero“. Em 2014, fui destaque no XI Salão de Ensino como co-autora do trabalho: “A sinergia entre a educação a distância e os Recursos Educacionais Abertos na criação de apps móveis por alunos da licenciatura existe?”.

E em 2014, fui aprovada na seleção de Classificadores Externos Titulares do Projeto Classifique (Apoio ao Monitoramento de Jogos eletrônicos e Aplicativos para Dispositivos Móveis) do Ministério da Justiça e fiquei em 3° Lugar no II Hackathon de Dados Educacionais do INEP e Fundação Lemann com a Plataforma CultivEduca.

Tenho alguns projetos para o futuro nos quais venho trabalhado atualmente que envolve uma revista sobre infância e mídia, uma editora para publicação de livros e a criação de uma fundação. Também contribuo com projetos como a Wikipédia, Wikiplants, Wikiversidade e Wikisource, outros.

Em 2017, ingressei no Rotary Club e me inscrevi no programa de Bolsas Rotary pela paz.

Prestei concurso público para a Prefeitura Municipal de Canoas/RS, Itamaraty (Concurso de Admissão à Carreira Diplomática) e para a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência).

Tenho 32 anos, sou divorciada, nasci em Pernambuco e já morei em várias cidades. Adoro bandas de indie rock da Escandinávia e estou aprendendo sueco. Ano passado comecei a cursar Medicina na Universidade Federal de Pelotas – FAMED/UFPEL. 

Mais sobre mim em:

Currículo Lattes

Orcid

Academia.Edu

Researchgate

Medium

Carbonmade